TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE MARIA MILZA

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ISADORA C. SOARES DE OLIVEIRA

RESENHA

 16º SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM (SEP)

GOVERNADOR MANGABEIRA-BA

2019

ISADORA C. SOARES DE OLIVEIRA

RESENHA

  16º SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FAMAM (SEP)

Resenha apresenta ao curso de Engenharia Civil da Faculdade Maria Milza, e solicitada para uma pontuação extra, como requisito avaliativo.

GOVERNADOR MANGABEIRA – BA

2019

Recentemente, ocorreu a 16º Seminário Estudantil De Pesquisa Extensão Da Famam (SEP), na instituição de ensino denominada Faculdade Maria Milza -FAMAM, o evento foi composto por palestras e minicursos e outros atrativos. O minicurso “ENGENHARIA DIAGNÓSTICA: VISTORIAS E INSPEÇÕES PREDIAIS”, teve como ministrante Prof. Thais Rocha, que tem a função profissional Engenheira, Especialista em engenharia Diagnóstica e Pós-Graduanda em Estruturas de Concreto Armado e Fundações.

O minicurso deu ênfase a vários pontos, descrevendo o que é a engenharia diagnostica sendo, a arte de criar ações proativas, através dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando o aprimoramento da qualidade total ou a apuração de responsabilidade de manifestação patológica predial. Definindo também a engenharia diagnostica aplicada como são as investigações cientificas das patologias prediais, através de metodologias que possibilitem obter dados técnicos para a caracterização, análise, atestamento, apuração da causa, prognóstico e prescrição do reparo da manifestação patológica predial em estudo.

O diagnostico nas construções ensina a identificar as chamadas doenças da construção civil (patologias), que acontecem através dos defeitos das construções civis, modificando o seu sistema ou subsistema, e alterando o seu desempenho. Há as origens das manifestações que são 4 tipos: Congênita – Fase de Projeto; Construtivas - Fase de Execução; Adquiridas - Agressividade do meio; Acidentais - Fenômenos Atípicos.

No decorrer do minicurso, foi dito sobre a Norma De Inspeção Predial Nacional, onde consta as anomalias e falhas constituem não conformidades que impactam na perda precoce de desempenho real ou futuro dos elementos e sistemas construtivos, e redução de sua vida útil projetada. Sendo que esta norma contem segurança; funcionalidade; operacionalidade; saúde de usuários; conforto térmico, acústico e lumínico; acessibilidade, durabilidade e vida útil. As anomalias têm as seguintes classificações: Endógenas: Originária da própria edificação (projeto, materiais e execução); Exógena: Originária de fatores externos a edificação, provocados por terceiros; Natural: Decorrente de fenômenos da natureza; Funcional: Oriunda da degradação de sistemas construtivos pelo envelhecimento natural e, consequente, término da vida útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com