TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ABASTECIMENTO E SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO OURINHOS

Por:   •  18/9/2021  •  Artigo  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA E SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO.

Felipe de Morais Costa – 201607453096

Ourinhos é uma cidade do interior paulista, pertence a microrregião de Ourinhos e da mesorregião de Assis. De acordo com o Censo de 2010, a população de Ourinhos tinha 103.035 habitantes, se dividindo em mais de 120 bairros.

Com a rede geral de abastecimento de água atendendo 96.83% dos domicílios, 95.84% das casas possuindo coleta de resíduos e 96.50% com esgotamento sanitário adequado. Esses números só não são maiores pela população que vive mais afastada da área urbana, que chega a 2,60% do total de habitantes.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO PUBLICO DE ÁGUA

O município se encontra na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Médio Parapanema - UHGRI 17. Essa unidade tem uma área de 16.749 km² e possui como seus principais corpos hídricos o Rio Pardo, o Rio Turvo, o Rio Capivara, o Rio Novo e o Rio Pari. Contando com um grande potencial hídrico de captação superficial.

A ETA, estação de tratamento de água, do município possui um tratamento convencional que efetua a clarificação e desinfecção da água bruta, transformando-a em água tratada e potável. As etapas do sistema são a chegada da água bruta, chicanas de floculação, decantadores, filtros de areia e casa de química.

A água captada no Rio Pardo é descarregada em uma caixa usada para controle da vazão. É nesta etapa que são adicionados os produtos químicos responsáveis por

aglomerar as partículas de impurezas e corrigir pH. Utilizando nesse processo cal hidratada e Cloreto de Polialumínio (PAC).

Já na etapa de chicana, é misturado os produtos químicos adicionados à água, para as impurezas formarem flocos e decantarem. Os decantadores têm a função de promover a sedimentação de partículas formadas na etapa de coagulação/floculação, removendo assim os sólidos que são indesejados. Depois passando pelos filtros de areias e pedregulhos, que contém fundo falso onde a água é filtrada para reservatórios onde recebe cloração. Após todo esse processo, a água é conduzida para dois grandes reservatórios de concreto enterrados, um de 2000 m³ e o outro de 1800 m³.

Após o tratamento a água é bombeada através da Estação Elevatória de Água Tratada, a cidade de Ourinhos possui 4 EEAT.

EEAT 01 - É a principal adutora do sistema, sendo um conjunto formado por quatro motobombas que encaminham a água para os reservatórios localizados no pátio da SAE na região central da cidade. Essa adutora parte da ETA com uma tubulação de ferro fundido de 500 mm de diâmetro até o cruzamento da Rua Chile com a Rua Nilo Signorini, onde passa a ter uma tubulação de 450 mm, também em ferro fundido. A adutora segue pelas ruas Monteiro Lobato e Cardoso Ribeiro até chegar à Rua dos Expedicionários, onde se localiza a SAE. Essa adutora possui um conjunto de sub adutoras interligadas que ramifica a água destinada a abastecer os reservatórios no pátio da SAE na região central. Essa distribuição em marcha é prejudicial ao sistema, uma vez que as pressões se elevam nos horários de pico e, quando o consumo diminui, as tubulações sofrem possíveis vazamentos em suas conexões, causados por essa diferença de pressão. Além do mais, em dias quentes o grande consumo nessas regiões pode prejudicar o abastecimento dos reservatórios, podendo causar problemas de falta d’água. Essa distribuição em marcha é realizada em quatro sub-adutoras que partem com uma tubulação de 200 mm de diâmetro e abastecem os bairros.

EEAT 02 - É constituída por duas motobombas responsáveis por abastecer os reservatórios localizados na Vila Boa Esperança. A adutora parte da ETA com um diâmetro de 400 mm pela Av. José Marquês de Souza até a Rua Prof. Francisco Dias Negrão, onde sofre uma redução e seu diâmetro passa a ser de 200 mm até -chegar aos reservatórios de acumulação. Essa adutora possui ramificações nos -bairros mais baixos, realizando a distribuição em marcha. A primeira ramificação é de uma sub-adutora de 125 mm que abastece a Vl. Brasil, passando pelas Ruas Álvaro Rolim e Duque de Caxias. A segunda ramificação se dá por uma sub-adutora que passa pela rua Hermínio Joaquim dos Remédios, com um diâmetro de 150 mm que reduz para 100 mm. A terceira sub-adutora segue pela rua Eurico Amaral dos Santos com um diâmetro de 100 mm, abastecendo parte do Jd. América. A terceira ramificação é uma tubulação de 150 mm ligada a outras três tubulações de 100 mm enterradas na Av. Jacinto Sá, na Rua Ovídeo Gregório de Jesus e na Rua Maria P. Pellegrino, que distribuem água para os bairros.

EEAT 03 - constituída por duas motobombas e encaminha a água para os reservatórios do Jd. Paineiras. Essa adutora possui 300 mm de diâmetro e não sofre interferência em seu percurso até o reservatório, ou seja, é uma adutora livre. A adutora segue pelas ruas Antonio Segala, Ana Neri, José Vicente, Vitório Christoni, Augusto Pascoal e Orlando Quiaradia.

EEAT 04 - é constituída por uma motobomba e abastece os reservatórios do Jd.

Anchieta. A adutora que encaminha a água possui 350 mm de diâmetro, sendo uma

adutora livre.

O sistema de distribuição de água é dividido em 5 setores:

Sistema de Distribuição Central - Esse é o principal sistema do município de

Ourinhos, contando com nove reservatórios, um poço (poço 01 – SAE) e quatro

motobombas na EEAT 01. O sistema central, além de abastecer a região central,

contribui ainda para o fornecimento de água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com