TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de denúncia e tratamento de esgoto - SDTES

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de denu´ ncia e tratamento de esgoto - SDTES

Felipe da Silva Prado1, Clau´ dio Azambuja Caramori2, Jesiel Mamedes3, Giovanni Costa4

1Faculdade de Computac¸a˜o – Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS) Caixa Postal 549 – 79.070-900 – Campo Grande – MS – Brazil

claudioacaramor@gmail.com, giovanni ucdb@outlook.com[pic 1]

{felipe prado97,jesiel-mamedes}@hotmail.com[pic 2]

Resumo.  Este artigo descreve a proposta e desenvolvimento da criac¸a˜o de um aplicativo com o objetivo de sanar o de´ficit de informac¸o˜es e o dif´ıcil acesso da populac¸a˜o sobre questo˜es da produc¸a˜o de esgoto sanita´rio, ale´m de tentar reduzir ao ma´ximo o nu´mero de casos poluic¸a˜o atrave´s do aplicativo.

  1. Introduc¸a˜o

Com o aumento populacional, os dejetos deixados pela enorme quantidade de seres hu- manos trouxe a inevitabilidade de desenvolver um sistema para melhorar as condic¸o˜es de sanamento ba´sico. Dessa necessidade, surgiu o Esgoto Sanita´rio, que leva todos esses dejetos para uma ETE(Estac¸a˜o de Tratamento de Esgoto), afastando o mal odor e mel-

horando  a  qualidade  de  vida  da  populac¸a˜o.   O  objetivo  deste  artigo,  e´  a  proposta  e  o

desenvolvimento de um aplicativo para ajudar a populac¸a˜o a fazer o melhor uso do esgoto sanita´rio, explicando atrave´s do app como e´ poss´ıvel fazer a ligac¸a˜o de esgoto em sua resideˆncia, verificar se o mesmo esta´ presente em seu bairro, fazer denu´ncias a cerca do despejo inadequado de dejetos e/ou vazamentos e solicitar a limpeza de fossas.

  1. Aplicativos Relacionados

  1. Sanepar Mobile

O Sanepar Mobile e´ um aplicativo criado pela Companhia de Saneamento do Parana´, des- tinado ao autoatendimento de clientes. A Sanepar presta servic¸os de para o abastecimento da populac¸a˜o com a´gua tratada, servic¸os de coleta e tratamento de esgoto sanita´rio, coleta seletiva e destinac¸a˜o de res´ıduos so´lidos. Com o aplicativo e´ poss´ıvel:

  • Verificar falta d’a´gua;
  • Saber onde pagar a conta;
  • Localizar centrais de relacionamento;
  • Consultar de´bitos e consumo;
  • Obter co´digo para pagamento;
  • Solicitar servic¸os. (SANEPAR, 2016).

A diferenc¸a com o aplicativo proposto, e´ que o SDTES vai atuar em aˆmbito na- cional, na˜o apenas no Parana´ como o Sanepar Mobile, ale´m de trazer o foco voltado para a solicitac¸a˜o de servic¸os e denu´ncia para as concessiona´ria atuantes em cada regia˜o do pa´ıs.


  1. Desenvolvimento

Para o desenvolvimento,  e´  necessa´ria a colaborac¸a˜o das concessiona´rias de tratamento de esgoto e da prefeitura, para devida recepc¸a˜o de denu´ncias sobre vazamentos, irregu- laridades, mapas mostrando as a´reas ligadas a` rede de esgoto, das empresas prestadoras de servic¸os, para requerimento de servic¸o e mapeamento de regio˜es que utilizam fossa sanita´ria.

A aplicac¸a˜o sera´  desenvolvida em tecnologia Android, para Smartphones, e JavaScript, para aplicac¸o˜es Web. Futuramente, sera´ lanc¸ada uma versa˜o para IOS e Windows Phone. Android  foi  escolhido  pela  facilidade  de  acesso  da  populac¸a˜o  ao  sistema  operacional. Com suporte a va´rios tipos de aparelhos, de diversas marcas diferentes, foi decidido que seria a versa˜o inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com