TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistemas eletrônicos para o tratamento de saúde

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas eletrônicos para o tratamento de saúde.

Uma classe de sistemas pervasivas tem relação com o tratamento eletrônico de saúde. Estão sendo desenvolvidos novos dispositivos para monitorar a saúde e o bem-estar de indivíduos e informando o médico responsável se necessário.

Sistemas eletrônicos para o tratamento de saúde são equipados com sensores conectados em uma rede de área corporal (Body-area Network - BAN) preferencialmente sem fio. Essa rede deve incomodar uma pessoa o mínimo possível, ou seja, a rede deve ser capaz de funcionar mesmo quando uma pessoa estiver em movimento sem a necessidade de estar presa a fios.

Um hub central é parte da BAN que colhe os dados conforme o necessário que são transferidos para um dispositivo de armazenamento maior. A BAN está ligada a uma rede externa por uma conexão sem fio.

Diferente de sistemas domésticos não se pode esperar que a arquitetura de sistemas pervasivos para o tratamento de saúde passe para sistemas de um único servidor e que seus dispositivos operem em funcionalidade mínima. Os dispositivos e redes de área corporais deverão suportar processamento de dados na rede, ou seja, os dados de monitoração devem ser agregados antes de ser armazenados permanentemente ou enviados ao médico.

Redes de sensores

As redes de sensores são parte da tecnologia que habilita a pervasividade. Muitas soluções para essas redes são aproveitadas por aplicações pervasivas. Essas redes fazem mais do que apenas fornecer serviços de comunicação.

Geralmente redes de sensores consiste em nós relativamente pequenos, em que cada um é equipado com um dispositivo de sensoriamento. Grande parte dessas redes usam comunicação sem fio e os nós são alimentados por bateria.

Há dois extremos para organizar um rede de sensores como um banco de dados distribuídos: os sensores simplesmente enviam seus dados a um banco de dados centralizado, no site do operador; no outro, as consultas são repassadas a sensores relevantes permitindo que cada um processe uma resposta.

Nenhuma dessas soluções é muito atrativa, pois na primeira requer que os sensores enviem pela rede todos os dados medidos, isso desperdiça recursos e energia já na segunda é desprezado a capacidade de agregação dos sensores que permitiriam uma quantidade muito menor de dados ao operador.

  1. Qual a vantagem de usar um hub central como parte de uma BAN?

A vantagem é que o hub também pode genrenciar a BAN

  1. Quais os dois extremos para organizar uma rede de sensores como um bando de dados distribuído?

Na primeira: os sensores simplesmente enviam seus dados a um banco de dados centralizado, no site do operador; no outro, as consultas são repassadas a sensores relevantes permitindo que cada um processe uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com