TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO ATRAVÉS DE ACIONAMENTO PNEUMÁTICO

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Engenharia Mecânica – Mecânica dos Fluídos

Arthur Lisboa

Felipe Augusto

Felipe Estevam

Guilherme Augusto

Victor Rodrigues

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO ATRAVÉS DE ACIONAMENTO PNEUMÁTICO

Belo Horizonte

2016

Arthur Lisboa

Felipe Augusto

Felipe Estevam

Guilherme Augusto

Victor Rodrigues

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO ATRAVÉS DE ACIONAMENTO PNEUMÁTICO

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Mecânica dos fluídos do curso de graduação em

Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como atividade avaliativa do segundo semestre letivo.

Orientador: Prof. Rogério Jorge Amorim                                              

Área de Concentração: Mecânica dos Fluídos

Belo Horizonte

2016

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

2 -OBJETIVOS.........................................................................................................................5

2.1 – Objetivo geral...................................................................................................................5

2.2 – Objetivo específico...........................................................................................................5

3 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...........................................................................................6

1 - INTRODUÇÃO

O Brasil é o terceiro país no ranking de mais mortes por incêndios, segundo a Sistema Único de Saúde e a Genova Association, por um lado as leis são ineficientes, por outro os sistemas de combate não funcionam adequadamente.

Os métodos mais comuns de combate a incêndios são os sprinkler e detectores de fumaça (iônico, fotoelétrico e ótico). Eles funcionam da seguinte maneira: o sprinkler é automático, libera o fluido para combate às chamas e pós uso tem que ser substituído e os detectores de fumaça apenas acionam o alarme.

Como alternativa neste projeto apresentaremos um sistema de combate a incêndio por meio de acionamento eletropneumático, uma vez que não terá grande dependência elétrica sendo funcional por longos períodos sem eletricidade afim de proteger instalações com múltiplos andares.

A visão geral do projeto é um detector automatizado para o acionamento da válvula pneumática que acionará o fluido para combate às chamas, com o fim das chamas o sistema desligará sem prejuízo a nenhum componente.

2 – OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Utilizar os conceitos da disciplina de mecânica dos fluídos para projetar um sistema de combate a incêndio que funcione de forma automatizada com independência da rede doméstica de energia elétrica através de um sistema eletropneumático e uma rede hidráulica, com o intuito de possibilitar a interação de todos os participantes do grupo e de ampliar os conhecimentos dos mesmos nas áreas abordadas no trabalho.

2.2 Objetivo específico

Dimensionar um sistema de combate a incêndio automatizado utilizando acionamento eletropneumático e um fluido (água) para conter a chamas, sendo assim necessário definir os equipamentos e materiais que melhor atenderão as necessidades do projeto, para assim nos familiarizarmos com questões técnicas e de desenvolvimento, promovendo o uso do princípio de Bernoulli, que descreve o comportamento de um fluído em movimento para desenvolver um projeto em condições reais adotando normas específicas de combate a incêndio.

3 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Com os conhecimentos adquiridos em mecânica dos fluidos conseguimos dimensionar e montar um sistema de incêndio atendendo todas as especificações técnicas de acordo com o previsto no Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado de Minas Gerais (lei 14.130 de 19 de dezembro de 2001) e com a Norma de Proteção contra incêndio por chuveiro automático (ABNT NBR 10897).

Para o melhor entendimento do trabalho apresentado é necessário compreender algumas denotações:

Vazão -  É o volume que passa por uma área em um uma determinada quantidade de tempo e é determinada conforme as equações abaixo:

                               ou                               [pic 1][pic 2]

               

Onde:

Q = vazão  

  = volume                [pic 3]

 t = tempo
V = velocidade(m/s)  

A = Área da tubulação(m²)


Equação de Bernoulli – A equação de Bernoulli é utilizada para descrever o comportamento dos fluidos em movimento no interior de um tubo. Ela recebe esse nome em homenagem a Daniel Bernoulli, matemático suíço que a publicou em 1738. Bernoulli nos diz que em um sistema ocorre a conservação de energia, sendo assim a energia interna, a energia cinética e a energia gravitacional é constante, demonstrando isto matematicamente temos:

= [pic 4][pic 5]

Sendo:[pic 6][pic 7]

 [pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

Logo a energia que entra (1) é igual da energia que sai (2).

Quando consideramos a rugosidade provocada pela tubulação, temos uma nova situação, ao qual é necessário cria uma força contrária no fluxo do fluido, sendo uma força de atrito, dificultando o movimento do fluido.Com esta dificuldade as vezes é necessário adicionar uma turbina ou uma bomba afim de equilibrar as perdas de carga ocorridas no sistema.Com isto temos uma nova fórmula para equação de Bernoulli em situações reais (com perda de carga):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (370.4 Kb)   docx (177.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com