TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA CONTROLE DE ESTOQUE EM UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  16/11/2013  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 13

Sistema de informação – estoque

Os sistemas de informações (SI) têm papel fundamental nas organizações, são através deles que um administrador consegue ter um acesso com facilidade às informações de todos os aspectos de sua organização. A correta administração dessas informações é fundamental para seu sucesso, pois, com base nelas os executivos podem decidir o rumo da empresa.

Os estoques, em qualquer tipo de organização, são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam, dentro da maioria das companhias industriais e comerciais, um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira. Os produtos e materiais que compõem o estoque variam de empresa para empresa, e normalmente estão classificados nas seguintes categorias: mercadorias para revenda; produtos acabados e em elaboração; matérias-primas; materiais auxiliares e almoxarifado. Os estoques merecem uma atenção especial por parte da equipe responsável pelo gerenciamento e auditoria do mesmo, pois a sua avaliação no início e no fim do período contábil reflete diretamente na apuração do Lucro Líquido de cada empresa.

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.

O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).

Descuidar do controle de estoque pode ser fatal para uma empresa. Além de prejudicar a gestão, o negócio fica sujeito a furtos de produtos. A loja de materiais de construção Lar Vip, em Campinas (a 93 km da capital paulista), quase fechou as portas. Por três meses, um funcionário desviou mercadorias sem que o dono percebesse.

O estoque influencia diretamente nas compras do empreendedor. Se ele comprar a mais, corre o risco de perder mercadorias por prazo de validade ou os produtos podem encalhar. Se comprar a menos, o empresário pode perder oportunidades de venda.

Com um bom gerenciamento de estoque, o empresário vai lucrar mais, atender melhor o cliente e evitar que ele procure um concorrente por não encontrar o produto que queria.

Controle manual

Caso o empreendedor não tenha recursos financeiros para adquirir um software pago ou não tenha afinidade com computadores, ele pode fazer o controle manual em um caderno. Porém, segundo o presidente da consultoria em negócios Fran Systems, Batista Gigliotti, esta é uma forma mais trabalhosa, demorada e suscetível ao erro.

Se o empresário perceber que está gastando muitas horas fazendo o controle ou não o faz por falta de tempo, é hora de investir.

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA

GESTÃO DE EMPRESAS

Disponibilizar novos produtos com base nas necessidades e desejos de um

cliente específico, ter em mãos as informações necessárias para traçar metas de

vendas alinhadas com a produção, efetuar a compra de matéria-prima, fechar uma

venda para o exterior através da Internet e verificar o retorno financeiro de cada

setor da empresa. Esses são desafios gerenciais que os administradores encontram

diariamente em suas organizações.

Devido a crescente demanda de informações pelos gestores, existe quase

uma obrigação de se utilizar sistemas de informações para gerenciar e filtrar os

dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. A

competitividade global torna os mercados acirrados e as empresas necessitam das

informações para sobreviver e crescer. A necessidade de que as organizações

sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação,

faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com