TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Sistemas Para controle de Estoque

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

ALINE DE LIMA FELISBERTO REGO

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

Faculdade CNEC Itajaí

Itajaí

2018

ALINE DE LIMA FELISBERTO REGO

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE

Estudo de caso apresentado à disciplina de Trabalho de Curso da Faculdade CNEC Itajaí ministrada pelo Professor Marcello Soares

Faculdade CNEC Itajaí

Itajaí

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral        5

2.2 Objetivos Específicos        5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

3.1 Administração        6

3.2 Logística        7

3.2.1 Armazenagem        8

3.2.2 Transporte        8

3.2.3 Sistema de Informação na Logística        9

3.3 Estoque        9

3.3.1 Gestão de Estoque        10

3.3.2 Estoque de Segurança        11

4 METODOLOGIA        12

4.1 Caracterização da Pesquisa        12

4.1.1 Quanto à abordagem        12

4.1.2 Quanto aos objetivos        13

4.1.3 Quanto as estratégias        13

4.2 Método        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

Qual a importância de um sistema de gerenciamento de estoque para a empresa Ventuno Produtos Têxteis Ltda.? Com base nesta questão o presente estudo de caso foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar, através de uma pesquisa qualitativa, quais os benefícios da implementação de um sistema de gerenciamento de estoque na área de logística que seja compatível com as necessidades da empresa Ventuno Produtos Têxteis Ltda.

Desta forma, se faz necessário o levantamento de dados relacionados aos diversos tipos de sistema, listando as principais características de cada um, bem como os diferenciais que cada um deles possui, avaliando custo, acurácia de estoque, tempo para implementação, impactos positivos e negativos e benefícios com sua implementação.

Através de resultados obtidos com este estudo, mostrar de forma clara e objetiva a importância de implementação de um sistema de gerenciamento de estoque para a organização, bem como os benefícios através de maior acurácia do estoque, reduzindo assim prejuízos por faltas e/ou erros que podem ocorrer controlando o mesmo de forma manual. Além disso enriquecer o conhecimento acadêmico, através de pesquisa dos diversos tipos de sistemas, e suas particularidades, podendo assim, aumentar seu “leque” de conhecimento sobre o tema em questão.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Identificar o sistema de gerenciamento de estoque mais adequado às necessidades da empresa Ventuno Produtos Têxteis Ltda.

2.2 Objetivos Específicos

  • Primeiramente informar aspectos relevantes para a implementação de um sistema adequado, através de análise dos diversos tipos de sistemas;
  • Listar os principais tipos de sistemas de gerenciamento de estoque disponíveis;
  • Pontuar os pontos positivos e negativos de cada sistema de gerenciamento de estoque disponíveis no mercado;
  • Escolher o melhor sistema de gerenciamento de estoque, de acordo com as necessidades, avaliando custos, tempo de implementação e benefícios com sua implementação.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Administração

A Administração está inserida não só no âmbito organizacional, mas também nas diversas áreas de nossas vidas, e em cada uma dessas áreas possui um papel essencial, visto que em todas elas se faz necessário planejamento, organização e direção para tomadas de decisões.

Dentro das organizações a administração tem um papel fundamental visto que ela promove a interação dos diversos departamentos existentes na mesma, através dos modelos de planejamento, organização, liderança e controle. A análise da organização como um todo, permite que os administradores tenham uma ampla visão de todos os setores e permite um planejamento mais coerente e que permite um melhor direcionamento dos objetivos da organização.

Segundo Leon, et. al. (1998, p. 13) “administração pode ser definida como trabalho com recursos humanos, financeiros e materiais, para atingir objetivos organizacionais através do desempenho das funções de planejar, organizar, liderar (dirigir) e controlar”.

Existem diversas teorias para a Administração, todas elas com o objetivo de explicar tudo o que ela engloba, e a todo momento essas teorias sofrem alterações, bem como novas são criadas, pois devido a diversas alterações de ambientes (interno e externo), se faz necessário uma adaptação.

Segundo Chiavenato (2003), não existe uma teoria melhor que a outra, mas sim, que cada teoria foca ou soluciona melhor uma abordagem conforme as variáveis de dentro ou fora das empresas.

Conforme citado anteriormente é possível se embasar em diversas teorias e utiliza-las de acordo com as necessidades de cada organização.

3.2 Logística

A logística teve origem na antiguidade, onde oslíderesmilitares, devido os grandes períodos de conflitos e também pelas distancias que eram extremamente longas, se utilizavam da logística para abastecimento dos campos de confronto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com