TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Controle de Estoque nas Organizações Comerciais do Ramo Alimentício

Por:   •  5/5/2015  •  Artigo  •  11.648 Palavras (47 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 47

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE UNA DE CONTAGEM

Curso Superior em Ciências Contábeis – 2º Ciclo, Módulo A

Ambiente Contábil

Luciana Alexandrina Sherbow

ARTIGO ACADÊMICO

 PROCESSO GERENCIAL E A CONTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

O Sistema de Controle de Estoque nas Organizações Comerciais do Ramo Alimentício

Contagem

2012


CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE UNA DE CONTAGEM

Curso Superior em Ciências Contábeis – 2º Ciclo, Módulo A

Ambiente Contábil

Luciana Alexandrina Sherbow

 

ARTIGO ACADÊMICO

O PROCESSO GERENCIAL E A CONTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

O Sistema de Controle de Estoque nas Organizações Comerciais do Ramo Alimentício

Pesquisa Científica Interdisciplinar no formato de Artigo Acadêmico construído para a disciplina TIDIR do 2º Ciclo, Módulo A, do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Una de Contagem, para análise e socialização de suas propostas.

Orientação: Prof. Ricardo Saraiva Diniz

Coorientação: Professores Domingos da Silva Cunha; Erika Rúbia e Souza; Gislene Garcia Nora de Oliveira; Lucas Alexandre Barquette.

Contagem

2012


LINHA DE PESQUISA

O Processo Gerencial e a Contabilidade das Organizações

SUBTEMA

O Processo Gerencial e a Contabilidade das Organizações: O Sistema de Controle de Estoque nas Organizações Comerciais do Ramo Alimentício

1 INTRODUÇÃO

Independentemente do segmento das organizações o controle é um dos instrumentos que favorece ao usuário uma margem razoável de segurança, pois, contribui para a organização dos processos gerenciais e contábeis. A falta de controle tende a gerar transtornos que causam impactos negativos para as organizações, que vão desde a desvalorização da imagem como também perda de lucratividade.

Sendo assim, percebe-se que nas atividades mercantis a utilização do sistema de controle de estoque é vital, pois ele sustenta todas as atividades operacionais e não operacionais de uma organização a fim de proporcionar uma administração adequada das atividades relacionadas ao estoque.

Portanto, baseado no fluxo de atividades das organizações comerciais este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do sistema de controle de estoque para atender a demanda do mercado e sua contribuição para o melhor desempenho dos processos gerenciais e contábeis das organizações comerciais.

De forma detalhada, a partir do tema “O Processo Gerencial e a Contabilidade das Organizações” propõe-se uma análise do sistema de controle de estoque das organizações comerciais do ramo alimentício que demonstre meios eficientes e proporcione o melhor desempenho de suas atividades diárias.

De modo geral, este controle traduz-se em registrar e conferir as entradas e saídas de mercadorias, bem como notificar o saldo disponível destes registros em determinado período. Para isso, são utilizados métodos, procedimentos, normas e manuais que podem ser implantados para facilitar a execução das atividades dentro das organizações comerciais de modo a minimizar possíveis erros, e assim possibilitar a observação de melhorias no fluxo destas atividades que poderão ser aprimoradas.

A partir do exposto, salienta-se a necessidade das organizações manterem o controle de estoque devido à alta demanda de entradas e saídas de mercadorias, a fim de contribuir significativamente no processo decisório das organizações comerciais do ramo alimentício. Além disso, o estudo deste controle de estoque visa identificar a importância de sua utilização para atender a necessidade de registrar contabilmente seus ativos e, posteriormente, suas saídas através do consumidor.  

Por fim, este trabalho trata-se de uma proposta de análise da interação da importância da utilização do sistema de controle de estoque para o melhor desempenho das organizações comerciais do ramo alimentício, a partir da seguinte pergunta: Qual a importância da utilização do sistema de controle de estoque para o melhor desempenho do processo gerencial e contábil das organizações comerciais do ramo alimentício?

1.1 Objetivos

1.1.1        Objetivo geral

Demonstrar a importância da utilização do sistema de controle de estoque para o melhor desempenho do processo gerencial e contábil das organizações comerciais do ramo alimentício.

1.1.2        Objetivos específicos

Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos para se atingir o objetivo geral:

  • Demonstrar o processo de aplicação do sistema de controle de estoque nas organizações comerciais do ramo alimentício.
  • Identificar os riscos da não utilização do sistema de controle de estoque nas organizações comerciais do ramo alimentício.
  • Expor os principais benefícios da utilização do controle de estoque nas organizações comerciais do ramo alimentício.

2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

A partir dos propósitos pré-definidos de pesquisa, apresentam-se abaixo os aspectos metodológicos aqui envolvidos:

  • Sujeito(s) da pesquisa: A importância da utilização do sistema de controle de estoque para o melhor desempenho do processo gerencial e contábil das organizações comerciais do ramo alimentício.
  • Método de coleta de dados: Pesquisa eletrônica e bibliográfica, que trata-se de “pesquisa publicada em forma de livros e revistas sobre o assunto abordado, onde o pesquisador faz contato direto com tudo o que foi publicado, dito, filmado ou de alguma outra forma registrado sobre determinado tema” (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 48), além de levantar informações através de entrevista a profissionais envolvidos no controle de estoque de organizações comerciais do ramo alimentício.
  • Tratamento dos dados: Análise qualitativa de textos, na qual Araújo e Oliveira (1997, p. 11) enfatizam que “o estudo se desenvolve numa situação natural, sendo ricos em dados descritivos, obtidos no contato direto com a situação estudada, com um plano aberto e flexível”, com a análise do levantamento das informações coletadas pela entrevista.
  • Procedimentos de pesquisa: Levantamento de informações através de roteiro de entrevista que “é uma técnica utilizada sempre que os dados não são encontrados em registros e fontes documentais, podendo ser facilmente obtidos por meio de contatos pessoais” (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 53), e pesquisa eletrônica e bibliográfica, em interdisciplinaridade com Contabilidade Comercial, Direito Empresarial, Matemática Financeira e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade.


3 REFERENCIAL TEÓRICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.3 Kb)   pdf (401.9 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com