TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES - ATPS

Artigos Científicos: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES - ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas Operacionais para Servidores: Distribuição Linux- KURUMIN

HISTORIA

Kurumin Linux desenvolvido pelo brasileiro Carlos Eduardo Morimoto da Silva iniciou o projeto apenas para uso pessoal, ao publicar a sua criação no seu site pessoal, muita gente demonstrou interesse pelo projeto, o que o incentivou a levar o projeto adiante. Segundo o site DistroWatch, Kurumin era a distribuição Linux mais popular do Brasil.

O Kurumin é uma distribuição da Linux que foi inspirada no Knoppix contem a mesma estrutura do hardware desta distribuição. Um diferencial é que o Kurumin foi projetado para que fosse mais compacto para que coubesse em suas versões iniciais, que era em um mini-CD de 80 mm.

CARACTERISTICA

É distribuição destinada ao uso em desktops, fácil de usar e instalar, apto a resolver problemas clássicos como a falta de suporte a softmodems e a multimídia, já inclui drivers para uma grande variedade de modems, suporte a vários formatos de vídeo, incluindo Divx e Windows Media e uma ferramenta para instalar suporte a Flash. Tudo isso é organizado de uma forma intuitiva. O Kurumin tenta com a sua linguagem em português popularizar o Linux para novos usuários, pode ser usado em conjunto com uma USB-key, ou outro sistema de armazenamento portátil, permitindo que o usuário possa usar seus programas e dados em qualquer PC, é capaz de detectar a USB-Key durante o boot, usando os recursos herdados do Knoppix, permitindo que o usuário trabalhe normalmente mesmo usando PCs de estranhos. Para esse tipo de uso, foi criado o Kurumin Light, 181 MB, muito pratico, cabe em um mini-CD ou em um pen-drive de 256 MB; como o próprio nome diz é muito leve, ao ser instalado, o Kurmin Light ocupa 500MB.Também é pode ser instalado no HD, usando o utilitário "Instalar Kurumin no HD, mantendo as configurações atuais", uma instalação muito simples, já que o Hardware é automaticamente detectado durante o boot. O instalador é gráfico e a cópia dos arquivos demora em média quatro minutos num Celeron600 com 128 MB e um CD-ROM de 40x.

Além de poder ser usado como sistema operacional, pode ser usado como um CD de recuperação de arquivos ou de partições danificadas. Ele inclui ferramentas como o Dosfsdisk e o Fsck, que permitem analisar o sistema de arquivos do HD, e corrigir erros. Permite verificar vários sistema de arquivos, como o NTFS, FAT32, EXT2, EXT3, Reiserfs, etc. Também permite a leitura e a escrita em partições HPFS do OS/2, e inclui também o F-prot (anti-vírus).

ARQUITETURA

O Kurumin Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo são escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos, que são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos, que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e pode ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.

Sistemas Operacionais para Servidores: WINDOWS SERVER 2008 RE

HISTORIA

Windows Server 2008 R2 é um sistema operacional de servidor, produzido pela Microsoft, lançado em 22 de Outubro de 2009. Ele se baseia no Windows NT 6.1, o mesmo sistema operacional básico usado no Windows 7, orientado para o sistema cliente. É a primeira versão de sistema operacional exclusivamente 64 bits da Microsoft, é uma atualização do Windows Server 2008.

Aperfeiçoamentos da versão incluem novas funcionalidades para o Active Directory, novos recursos de Virtualização e Gerenciamento, existem sete edições: Foundation, Standard, Enterprise, Datacenter, Web, HPC Server e Itanium.

CARACTERISTICAS:

O Foundation é uma base de tecnologia para iniciantes eficaz em termos de custo voltada a proprietários de pequenas empresas e generalistas de TI que dão suporte àquelas,é uma tecnologia de preço acessível, fácil de implantar, comprovada e confiável, que fornece às organizações a base necessária para executar as aplicações mais comuns e compartilhar informações e recursos.

O Standard é o sistema operacional Windows Server mais robusto até hoje. Com recursos Web e de virtualização integrada e aprimorada, ele foi criado para aumentar a aumentar a confiabilidade e a flexibilidade da infraestrutura do seu servidor, enquanto poupa tempo e reduz os custos. Poderosas ferramentas dão a você mais controle sobre seus servidores e dinamizam as tarefas de configuração e gerenciamento. Além disso, os recursos aprimorados de segurança fortalecem o sistema operacional para ajudar a proteger os dados e a rede e a fornecer uma base altamente confiável para os seus negócios.

O Enterprise é uma plataforma de servidor avançada que oferece suporte mais eficaz em termos de custo e confiável para cargas de trabalho críticas. Ele oferece recursos inovadores para virtualização, economia de energia e gerenciamento, e facilita o acesso dos funcionários móveis aos recursos da empresa.

O Datacenter fornece uma plataforma de classe corporativa para implantar aplicações críticas e virtualização de larga escala em servidores pequenos e grandes. Aumenta a disponibilidade, melhora o gerenciamento de energia e integra soluções para funcionários móveis e de escritórios remotos. Reduz os custos de infraestrutura, consolidando as aplicações com os direitos de licenciamento para a virtualização ilimitados. Aumenta de 2 para 64 processadores. O Windows Server R2 2008 Datacenter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com