TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1.1 Sistemas Operacionais Para Servidores

Casos: 1.1 Sistemas Operacionais Para Servidores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 Sistemas operacionais para servidores

São chamados de Servidores maquinas de sistema centralizado que o objetivo disponibilizar serviços de diversas naturezas (arquivos; impressão; banco de dados; firewall entre outras).

A sua composição (Hardware) é estruturada da mesma forma como os computadores pessoais de mesa, porém por prestarem um serviço mais especifico sua configuração geralmente é mais potente se comparada à maioria dos computadores pessoais.

Diante de tantas variáveis existem diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado para atender a cada finalidade da rede a ser criada ou gerenciada, por exemplo:

• Windows Server (2012): Tem uma navegação mais intuitiva e dinâmica, o que facilita ações de gerenciamento de autenticação de usuários, banco de dados e impressão, a seu favor o pequeno numero de incompatibilidade e sua mão de obra de manutenção é mais barata alem de não exigir um conjunto de Hardware super potente, porém o custo da licença de utilização altíssimo e a sua fragilidade quando comparado com outros sistemas operacionais, enfraquece sua imagem de marca!

• Linux (Ubuntu): O fato de ser um software gratuito e mantido pela comunidade de Internet (analistas, curiosos, programadores etc.), já chama a atenção pelo fato de redução de custos, porem este possível atrativo pode torna-se um empecilho, pois o custo da mão de obra é mais cara. A sua estrutura “livre” permite edições, que pode ser utilizada para aperfeiçoar recursos que serão mais utilizados de acordo com a finalidade da rede. A sua administração e manutenção são bem complexas, ações simples facilmente feitas em Windows Server, no Linux é necessário um bom conhecimento especifico para realizar estas tarefas. É um Sistema operacional bem seguro, porem a incompatibilidade com alguns hardwares prejudica sua imagem.

No mercado também é possível encontrar (Novell Netware, Websphere, Tomcat etc.) Geralmente uma organização mais complexa e que necessita de um bom servidor opta por adotar um ambiente onde a plataforma Linux e Windows possa conviver e funcionar de forma integrada, o conjunto de ferramentas que os dois dispõem atualmente, é possível que ambos funcionem ao mesmo tempo e no mesmo hardware.

De fato projetamos a utilização dos dois sistemas operacionais acima citados, pois a possibilidade de extrairmos os excelentes recursos de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com