TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SO EMBARCADO

Exames: SO EMBARCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

ULBRA Canoas - Universidade Luterana do Brasil

Disciplina: Qualidade e Auditoria de Software Professor: Luis Garcia

Turma: Quinta - Noite / 2013/1 Data: 27/06/2013

Alunos: José Balestrin, Jucimar Rael e Rafael Bitencourt.

Seminário G2 “Relação entre Computação Forense/pericia X Auditoria de TI".

Relação entre Computação Forense/pericia & Auditoria de TI

1) O que é Computação Forense ?

Conforme o professor Candido Fonseca da Unisinos -São Leopoldo - RS "Forense é a ciência dividia em diversas disciplinas, que atua em conjunto com o investigador na busca pela verdade".

A Ciência Forense estuda pistas deixadas no local do crime, onde só são atestadas como verídicas após testes em laboratórios. O praticante desta atividade é denominado Perito Forense. É um profissional extremamente qualificado na sua área de atuação, seja ela área médica, ambiental, tecnológica dentre outras áreas.

Computação Forense é a área voltada a atender as necessidades relacionadas ao esclarecimento de crimes virtuais, na área de Tecnologia. O profissional Forense Computacional busca pistas virtuais que possam descrever as ações e pessoas envolvidas nos crimes virtuais.

Conforme Guimarães:

"É a ciência que estuda a aquisição, preservação, recuperação e análise de dados que estão em formato eletrônico e armazenados em algum tipo de mídia computacional". (Guimarães et al., 2008).

2) O que é Auditoria de TI ?

Se tratando especificamente de auditoria de TI, visa avaliar principalmente os processos ligados área de TI. Visa avaliar principalmente a qualidade do(s) sistema(s) de informação, das ferramentas e a segurança dos dados.

----------------------------------------------------

a) Onde Computação Forense Usa Auditoria de TI ?

A Computação Forense é uma área que envolve análise e coleta de vestígios e evidências digitais em equipamentos computacionais. Para que o objetivo seja alcançado é necessária compreender e aplicar os conceitos da Auditoria de TI visando à obtenção, coleta e análise da prova técnica em meio digital.

b) Onde Computação Forense Impacta na Auditoria de TI ?

Computação Forense e Auditoria de TI se relacionam quando é necessária a comprovação de um crime buscando pistas virtuais através de investigações, coleta de dados e evidências digitais. Forense é Auditoria de TI atuam em conjunto na busca pela verdade.

c) Onde Cumputação Forense Contribui na Auditoria de TI ?

Contribui para compreender e aplicar os conceitos criminalistas, buscando pistas em formato eletrônico e armazenadas em algum tipo de mídia computacional, que possam descrever o autor das ações não permitidas visando à obtenção, coleta e análise da prova técnica em meio digital.

d) Onde Auditoria de TI Usa Computação Forense?

A Auditoria de TI, conforme dito anteriormente, atua mais especificamente na avaliação da qualidade e segurança de processos de uma determinada organização. Para muitos autores aponta os erros sem auxiliar na solução.

A Auditoria de TI poderia utilizar a Computação Forense para realizar uma análise mais detalhada de um determinado acontecimento relacionado a crimes virtuais que estejam ocorrendo ou ocorram em meios pertencentes a organização. Crimes que possuem ligação direta com as áreas de qualidade e segurança da Organização. Por exemplo, crime de acesso indevido a dados pertencentes a Organização.

e) Onde Auditoria de TI Impacta na Computação Forense?

A Auditoria de TI Impacta na Computação Forense na medida que a mesma tem necessidades de explorar recursos da Computação Forense para analisar um determinado acontecimento, crime virtual.

f) Onde Auditoria de TI Contribui na Computação Forense?

A Auditoria de TI, contribui na Computação forense na medida que contribui para dar inicio a um processo de investigação detalhada. A Auditoria aponta um erro e a Computação Forense estudas as pistas virtuais deixadas pelos autores dos crimes.

Bibliografias utilizadas :

Luciano Cordova Tolentino, Wanessa da Silva e Paulo Augusto M. S. Mello. Artigo Perícia Forense Computacional.

Links consultados:

http://imasters.com.br/artigo/17849/gerencia-de-ti/investigacao-digital-ou-pericia-forense-digital/

http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc0035.pdf

http://unilasalle.edu.br/canoas/assets/upload/pericia_digital_2013_2.pdf

http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/revista/index.php/projecao2/article/viewFile/154/136

http://www.perfectlink.com.br/crimes-internet.htm

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »