TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Embarcados

Dissertações: Sistemas Operacionais Embarcados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 9

Sistemas Operacionais Embarcados

Planejamento

Estratégico de

Tecnologia da

FSO

Prof. Orrico

UNIP_Brasilia_DF

2013

Cursos Superiores de Tecnologia

Sistemas Operacionais Embarcados

Aluno: Paulo Duarte Alves de Carvalho -T737DC7/ 4º Semestre

Curso: Gestão de TI

UNIP_Brasilia_DF

2013

Resumo

Este trabalho foi realizado para descrever sucintamente sobre algumas características do sistema operacional embarcado, detalhando os pontos de sua arquitetura e suas restrições.

Com o avanço da tecnologia e a proliferação de sistemas eletrônicos, seja para uso pessoal como celulares ou na indústria automotiva, vamos demonstrar como os sistemas operacionais embarcados estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Sumario

1. Introdução..................................................................................................5

2. Sistemas Embarcados..............................................................................5

3. Características de Sistemas Operacionais Embarcados......................6

4. Exemplos de interação com o Sistema Operacional Embarcado.......7

6. Conclusão................................................................................................11

7. Referencia ...............................................................................................12

1. Introdução

Um sistema embarcado é uma combinação de hardware e software para desempenhar uma função específica, fazendo parte de algum sistema que pode ou não ser um computador. O software é utilizado para prover recursos e flexibilidade e o hardware é composto principalmente por processadores, memórias e barramentos[1]. Geralmente não têm Sistema Operacional e quando tem, normalmente é um Sistema Operacional de Tempo Real.

Já um sistema operacional embarcado é um sistema operacional para um sistema embarcado. Eles geralmente são bastante compactos e eficientes, deixando de lado vários recursos de um sistema operacional convencional que não serão utilizados para desempenhar a função específica do sistema embarcado.

As características de um sistema de tempo real não são necessárias em todos os sistemas operacionais embarcados, porém, na maioria dos casos isto vai acontecer. Pois estes sistemas geralmente são utilizados em equipamentos que necessitam de uma garantia de tempo máximo de resposta (previsibilidade)[3].

Sistemas embarcados são encontrados em vários lugares, incluindo telefones celulares, PDAs, Pager, equipamentos de rede como roteadores, drivers de disco, leitores de smart cards, impressoras, vídeo games, micro-ondas, geladeiras inteligentes, na indústria automotiva, em equipamentos médicos e a lista continua crescendo. A demanda para sistemas embarcados é alta e cresce a cada dia.

Estima-se que o rendimento com a venda de sistemas operacionais embarcados dobrará nos próximos anos.

2. Sistemas Embarcados

Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados é muitas vezes chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e com pouca memória.

Todos estes fatores também podem ser traduzidos em custo reduzido. Processadores utilizados em alguns sistemas embarcados podem ter preços bem pequenos.

3. Características de Sistemas Operacionais Embarcados

Normalmente os sistemas operacionais para sistemas embarcados utilizam-se de muitas das características dos sistemas operacionais de tempo real. No entanto, isso não é uma regra, pois podem existir sistemas embarcados que não utilizam as características dos sistemas operacionais de tempo real. As características de tempo real são desejáveis no momento que utilizamos equipamentos e dispositivos que tenham a necessidade de atender a requisições com tempo máximo de resposta, muitas vezes disparadas por eventos externos.

Aplicações embarcadas com requisitos de tempo real estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente em sistemas de controle de tráfego aéreo, de defesa militar, e de controle de processos industriais. Na outra extremidade estão os sistemas mais simples, normalmente embarcados em utilidades domésticas que muitas vezes não necessitam de respostas em tempo real.

A grande maioria dos sistemas embarcados não requerem processadores de última geração para atender suas necessidades, até porque, estes processadores consomem muita energia e no ambiente embarcado pode-se não existir uma fonte de alimentação contínua.

Utilizam-se normalmente processadores mais simples e robustos que atendam as necessidades de forma bem dimensionada, para que não haja desperdício de recursos num ambiente onde eles normalmente são escassos.

Os SOTR para sistemas embarcados precisam atender a outros requisitos além daqueles já exigidos para os SOTR. Eles devem ser escaláveis, isto é, não devem oferecer um conjunto completo de serviços de forma monolítica, mas sim como uma biblioteca de módulos, a serem facilmente selecionados no momento da geração da aplicação de acordo com as suas necessidades específicas[4]. Estes sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com