TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLDA A FRIO.

Por:   •  26/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

[pic 2]

Onivaldo Alves Macedo Junior

SOLDA A FRIO

[pic 3]

[pic 4]

Londrina - PR

2017

Onivaldo Alves Macedo Junior

SOLDA A FRIO

Trabalho Apresentado a Disciplina de Soldagem da Faculdade Pitágoras de Londrina – como Avaliação Parcial.

Orientador: ROBERTO LEONESSA

[pic 5]

Londrina - PR

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2 O QUE É SOLDAGEM A FRIO .......................................................................5

3 QUANDO FOI DESCOBERTA A SOLDAGEM A FRIO..................................5

4 METAIS MAIS ADEQUADOS PARA SOLDA A FRIO....................................6

5 A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO DAS MATRIZES..........................................7

6 BIBLIOGRAFIA............................................................................................... 8

INTRODUÇÃO

 

 Neste trabalho abordamos o assunto sobre Soldagem a frio e também conhecida como soldagem por pressão, que tem o desempenho da soldagem sem o uso de calor, combinando dois metais necessariamente limpos, conseguinte, os materiais sofrem uma intensa pressão que é aplicadas por matrizes, que causam a deformação das superfícies até os matérias serem colados. E para serem testados é usado um aparelho de prova de tração.

O que é soldagem a frio?

     Soldagem a frio ou soldagem por pressão é o processo ocorre uma considerável deformação quando dois itens em substancia solidas são combinados formando um só produto, por meio de pressão intensa para unir as substancias, portanto o processo não depende de calor para que sejam colados.

     No entanto, nem todos os tipos de metais podem ser utilizadas no processo de soldagem industrial, por conta de seu teor de oxigênio no interior de suas camadas internas, assim excluindo os metais mais frágeis. Antes da realização do processo da solda, uma limpeza deve ser feita, principalmente se o material a ser utilizado for o alumínio pela sua facilidade de oxidação.

    A soldagem fria é feita da seguinte forma: duas chapas de metal são colocadas entre duas matrizes; então, as chapas sofrem uma pressão extrema com um dispositivo adequado, deformando uma região definida do material. As saliências que aparecem na interface das lâminas metálicas são soldadas por pressão.

[pic 6]

Quando foi descoberta a soldagem a frio?

   Em 1724 foi feita as primeiras observações cientificas de solda a frio pelo J L Desaguliers. Ele descobriu que se pegasse duas bolas de chumbo de cerca de 25 mm de diâmetro, pressionasse uma contra a outra e torcesse as duas, as duas peças se uniriam. A resistência da junta foi medida numa siderúrgica e, embora os resultados fossem instáveis, foram produzidas boas uniões, algumas sendo tão fortes quanto o material original. Mais tarde, demonstrou o fenômeno para Royal Society que publicou nas revistas da época.

Metais mais adequados para a solda a frio:

  Os metais não ferrosos são mais adequados, metais que não possuem carbono, ou seja, metais macios, maioria desses metais podem ser soldados a frio. Como por exemplo, o alumínio, latão 70/30, zinco, prata, níquel, ouro e outros que são soldáveis, o alumínio é o mais comum dentre esses citados, e também várias ligas, como liga de prata, Aldrey, tripe E e Constantan.  Arames chapeados, incluindo cobre estanhado, prateados e niquelados, esses podem ser soldados entre si ou a cobre simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com