TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUBILIDADE DO ÁCIDO BÓRICO EM ÁGUA POR SATURAÇÃO E COM ADIÇÃO DE SAIS INORGÂNICOS

Por:   •  21/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 10

SOLUBILIDADE DO ÁCIDO BÓRICO EM ÁGUA POR SATURAÇÃO E COM ADIÇÃO DE SAIS INORGÂNICOS

Alberto Mazario; Ana Luiza Sanches; Felipe Borges; Flávio Almeida; Gabriel Volpato; Isabela Cristina Vilela; Jaryllaine Hott; Kellen Araújo; Lorena Fernandes; Marcelo Sá; Maria Júlia Essia; Mariana de Deus; Tácio Santos.

Turma D

Resumo

Conhecer a solubilidade de um eletrólito em um solvente, ou numa mistura com adição de sais inorgânicos, é de extrema importância para a indústria química, alimentícia ou farmacêutica e também no projeto de alguns equipamentos industriais. Além do que a importância deste conhecimento serve também para estudos de modelagem para previsão de dados de solubilidade. Neste trabalho foi determinada experimentalmente a solubilidade do ácido bórico em água pura (7,1 g 100 mL-1 água) e em solução de bicarbonato de sódio (3,1 g 100 mL-1 água). Foram realizadas várias etapas acrescentando a cada uma delas uma pequena quantidade de ácido bórico, até que houvesse a presença de sólidos que não eram dissolvidos. A cada etapa realizada era medido a condutividade e o pH para que pudesse ser efetuado os cálculos das concentrações das soluções e gerar suas curvas de solubilidade. Portanto de acordo com os resultados obtidos, concluímos que a solubilidade do ácido bórico no meio em que continha o bicarbonato de sódio foi menor em relação ao meio com água pura. Isso se explica de acordo com a literatura, visto que, os íons formam complexos com as moléculas do solvente deixando menos moléculas de solvente “livres” para solubilizar o soluto.

Palavras-chave: Solubilidade; Ácido; Solvente; Soluções.

1. Objetivo

Essa prática propõe a determinação experimental da solubilidade do ácido bórico em água e em mistura eletrolítica, bem como a medição de condutividade e pH dessas soluções, sem variação de temperatura.

2. Introdução Teórica 

Desde a antiguidade, misturas em equilíbrio de fases requerem ser estudadas para diversas finalidades, como: processos de dessalinização; extração de compostos; destilação; precipitação e cristalização; produção de gás natural em equilíbrio com meios salinos entre outros (Prausnitz et al., 1999).

Enquanto encontra-se facilmente na literatura dados de solubilidade para a água como solvente em uma variedade grande de sais (Linke, 1965; Stephen & Stephen, 1964), dados para outros solventes aquosos-orgânicos ou misturas multicomponentes orgânicas são difíceis de ser encontrados, estão obsoletos ou não foram estudados ainda (Prausnitz, 1999). Por isso, um estudo voltado para o estudo da solubilidade desse tipo de substância é importante.

A partir desta prática, determinaremos a solubilidade do ácido bórico em água (Equação 1) através da saturação de uma solução e com medida de condutividade e pH e a solubilidade o ácido bórico em água com adição de sais inorgânicos, que nesse caso utilizamos o NaHCO3 (Equação 2).

[pic 3]

[pic 4]

Sendo assim, temos alguns conceitos a ser relembrados e esclarecidos:

I. Saturação de solução: acontece quando se obtém uma solução na qual não pode ser dissolvido mais solvente. Concluímos que a saturação da solução foi alcançada quando a substância que é adicionada resulta num precipitado sólido ou é libertada como gás (Russel, 1994).

II. Solubilidade:  relação existente entre soluto (o que irá ser dissolvido) e solvente (o que irá dissolver) (Martins et al., 2010).

III. Fatores que afetam a saturação: Os mais importantes são:

Temperatura – A solubilidade aumenta com a temperatura.

Pressão – O aumento da pressão pode forçar mais soluto à solução.

Composição Química – O tipo do soluto e solvente e a presença de outros produtos químicos em uma solução afeta a solubilidade.

IV. Ácido bórico: tem como principal elemento o boro e possui outros nomes químicos, como ácido ortobórico e ortoborato de hidrogênio. Sua fórmula química é H3B03. É um pó branco comumente encontrado na água boricada. O ácido bórico ou seus sais (encontrados de maneira não dissociada em solução aquosa, no pH ideal), conhecidos como borato de sódio e borato de cálcio costumam ser usados como antissépticos e inseticidas. Eles possuem fracas ações bacteriostática e fungicida segundo Carneiro (2011). É um ácido solúvel em água (Gama, 2015).

V. Bicarbonato de sódio: sua fórmula empírica é NaHCO3 e possui outras denominações químicas, como Carbonato ácido de sódio, sal monosódico do ácido carbônico e hidrogeno carbonato de sódio. É comumente usado como antiácido estomacal, fabricação de digestivo e na fabricação de fermento químico.

Sendo assim, pode-se perceber a grande importância desse ácido na indústria química, logo, obter dados experimentais desse soluto é uma contribuição significativa. Assim, estudando a solubilidade do ácido bórico até que atinja uma condição de equilíbrio (sólido-líquido) da solução, saturação, em determinadas temperatura e pressão podemos levantar esses dados, avaliando o comportamento deste componente. Segundo Smith, Van Ness (2007) o equilíbrio, nesse caso, é alcançado quando existe o contato entre fase líquida e sólida, ocasionando transferência de massa entre as fases.

Sabendo isso, podemos avançar na prática, realizando o experimento e as medidas de pH e condutividade necessárias. Lembrando que é importante a análise da temperatura e massa especifica da agua para o correto emprego dos conceitos e fórmulas.

Conforme as medidas avançam, uma curva concentração de ácido x condutividade (mS/cm) e uma curva concentração de ácido x pH surgem.

Em certo momento, é perceptível que essas curvas vão se estabilizando e assim percebemos que a solução se encontra saturada, para então encerrar as medidas e iniciar análise e interpretação das curvas, empregando as formulas necessárias para determinação do ponto em que o valor do pH da solução saturada (valor médio dos últimos pontos aproximadamente constantes) intercepta a curva ajustada. Esse será o valor da solubilidade do ácido, determinada por um ajuste não linear da curva, utilizando métodos numéricos, a partir das equações dos polinômios de ajuste (polinômios de 3º grau) (Equação 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (451.9 Kb)   docx (484.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com