TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURAÇA DO TRABALHO

Exames: SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURAÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.989 Palavras (16 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURAÇA DO TRABALHO

GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO

2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM SEGURAÇA DO TRABALHO

GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho e Prática Trabalhista, Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, Seminário Interdisciplinar II.

Professores: Jossan Bastituti, Regiane A. Brignoli Moraes, Alfredo R. Almeida, Marcia Bastos, Vania de M. Silva machado.

CAPANEMA –PARÁ

2013

S U M Á R I O

1 - INTRODUÇÃO 04

2 - DESENVOLVIMENTO 05

3 - CONCLUSÃO 16

4 - REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do serviço do Tecnólogo em Segurança do Trabalho, pois mediante a tantas problemáticas se tem um compromisso em guarda a integridade física dos trabalhadores em suas funções dentro de uma empresa. Em virtude dessa consideração, este trabalho vem trazer os critérios que sobrepõem à importância da função de um Tecnólogo em Segurança do Trabalho, pois, são: vistoriar, treinar, promover ações prevencionista com treinamentos e palestras, aplicando de forma real todas as Normas Regulamentadoras dentro da empresa independente da função do trabalhador.

Por meio deste trabalho venho expor as minhas informações que foram realizadas através de pesquisas de campo e através de leituras e informações cedidas pelos próprios conteúdos da universidade.

1) GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

a) Abordar o tema segurança e saúde

b) Falar sobre qualidade de vida

Os sistemas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é um conjunto de iniciativas da organização, formalizado através de políticas, programas, procedimentos e processos de negócio da organização para auxiliá-la a estar em conformidade com as exigências legais e demais partes interessadas, conduzindo suas atividades com ética e responsabilidade social.

Os elementos deste sistema de gestão não são estáticos e devem reagir e se adaptarem aos desvios (reais ou potenciais) que ocorram em relação aos seus objetivos e propósitos, visando à melhoria contínua.

Para implementação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, também é importante conhecer os níveis de desempenho em relação à Segurança e Saúde no Trabalho que as organizações podem apresentar, visto que o propósito básico do sistema é atuar sobre esse desempenho. Estes sistemas de gestão de podem contribuir para que empresas obtenham um nível de melhoria contínua de desempenho, visto que apresentam mecanismos sistêmicos de melhoria, fundamentando-se em uma atuação proativa.

Dentre os objetivos da norma destacam-se:

- Valorização do Capital Humano;

- Melhora do rendimento do trabalho;

- Garantia do sucesso da organização;

- Melhora da imagem da organização frente à sociedade.

Esta norma foi criada com a intenção de proporcionar uma linguagem comum para os sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional, auxiliando as empresas a estabelecer uma plataforma universal para tratar e administrar questões de risco, higiene no trabalho, comportamento e atitudes seguras em relação ao ambiente onde se exercem alguma atividade.

Os elementos de um sistema de saúde e segurança ocupacional exigem um processo contínuo de revisão e avaliação, dentro do conceito de melhoria contínua, levando em conta o aperfeiçoamento e a minimização de todas as não-conformidades em saúde e segurança.

2) GESTÃO DA QUALIDADE VIDA NO TRABALHO

a) Falar sobre gestão da qualidade

b) Ferramentas da gestão da qualidade

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser considerada como a satisfação com o bem-estar físico e mental, relação com outras pessoas, envolvimento em atividades sociais, comunitárias e físicas, desenvolvimento e enriquecimento pessoal, recreação, e independência para realização de atividades laborais.

Para Limongi-França (1996), a QVT é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, e envolve as seguintes áreas de conhecimento científico: saúde, ecologia, ergonomia, psicologia, sociologia, economia, administração e engenharia. A autora situa dois movimentos principais na gestão da qualidade de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com