TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM MARKETING

Ensaios: CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM MARKETING

ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

SOROCABA/ SP

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos entender o que é ser um líder de sucesso, o que fazer para chegar lá e quais são os desafios enfrentados. Veremos as definições de um planejamento e a importância do mesmo em uma empresa.

Dentro dos assuntos de planejamento, organização e direção, temos um projeto com o tema social. Com o tema em mãos teremos um trabalho universitário satisfazendo a necessidade da comunidade.

1. DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

Planejamento é um processo que podemos identificar as metas e os objetivos que se quer alcançar, para obter melhores resultados.

- Idalberto Chiavenato: o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais sãos os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los de melhor maneira possível. No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.

PLT – Chiavenato, Idalberto - Parte 3

- Para Maximiano todos os planejamentos passam por três passos, primeiro: aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; segundo: processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações; terceiro: preparação de um plano (ideias). E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes, o Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente, o Plano Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos e financias e o Plano Operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.

Livro: Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (sexta edição)

2. TIPOS DE PLANEJAMENTO

O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles:

• Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir. Sendo assim

Conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

• Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

• Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

3. NECESSIDADE SOCIAL

Seguindo o conceito de Planejamento, em grupo escolhemos o tema social de coleta de sangue.

A atitude do ser humano, no ato de doar sangue, tem o significado maior de solidariedade para o próximo.

Uma atitude que ajuda a salvar vidas, estando ao alcance de todos. Basta a disposição de agir, comparecendo a um banco de coleta, disponível na maioria das cidades.

Um gesto de amor. Doar sangue é doar vidas.

4. ORGANIZAÇÃO

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.

Em Administração de Empresas, entende-se por organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com