TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santa Maria

Exames: Santa Maria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 (2,0 pontos)

No dia 27 de janeiro de 2013, aconteceu um incêndio em uma boate no município gaúcho de Santa Maria, com consequências trágicas. Acesse o site abaixo e responda o que se pede.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/tragedia-em-santa-maria-o-que-ja-se-sabe-e-perguntas-responder.html

Descreva e justifique quatro sistemas integrantes da prevenção que, se estivessem instalados, poderiam ter minimizado as consequências do episódio.

R.: 1- Sistema Preventivo por Extintores. Existem dois tipos, portátil e sobre rodas, servem para combater princípios de incêndio e são de fácil manuseio necessitando apenas de um treinamento básico. Parte da matéria justifica o sistema abordado: “Pelo menos um extintor de incêndio foi manipulado quando o incêndio teve início, mas não funcionou”.

2- Sistema de Saída de Emergência. Sistema de medida passiva que visa permitir a saída de pessoas, o acesso do Corpo de Bombeiros Militar para salvamento de pessoas que não conseguem sair por si sós e reprimir o sinistro. Parte da matéria justifica o sistema abordado: “A boate tinha apenas um acesso, usado tanto para entrada quanto para saída de pessoas, com porta de tamanho reduzido. Não havia saídas de emergência”.

3- Sistema de Iluminação de Emergência. Sistema de medida ativa que visa analisar e iluminar as saídas de emergências para permitir a saída segura de quem está no local sinistrado. Parte da matéria justifica o sistema abordado: “Testemunhas relataram que a boate não possuía sinalização interna e que o local ficou às escuras logo que o fogo começou, o que dificultou a saída do público e fez com que muitos frequentadores acabassem no banheiro, onde morreram asfixiados.”

4- Sistema de Chuveiros Automáticos (Sprinklers). Sistema de medida ativa e automática que visa extinguir princípios de incêndios localizados por meio do agente extintor água, na forma aspergida. Parte da matéria justifica o sistema abordado: “A perícia de engenharia do local também constatou que faltavam itens de segurança como chuveiros automáticos para o caso de incêndio”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com