TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satélite artificial

Resenha: Satélite artificial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Contextualização

Satélite Artificial é um equipamento modular que fica na órbita de um planeta. O termo “satélite” é usado como sinônimo para o satélite artificial, mas é importante lembrar que existem os satélites naturais, como a Lua. Este termo foi primeiramente usado para referir aos satélites artificiais por Artur C. Clark, porém só foi usada oficialmente em 1957 com o lançamento do satélite artificial russo Sputinik-1. Atualmente existem vários tipos de satélites, desde sistemas GPS até satélites usados em pesquisas e experiências científicas.

Um satélite funciona amplificando, convertendo e reenviando sinais que são emitidos em sua direção, através de uma cadeia emissora do próprio satélite, cujo siais são destinados a todas as estações que estejam operando com o mesmo sinal radioelétrico.

Os satélites de comunicações, que importam para este trabalho desenvolvido, permitem que dados possam ser retransmitidos. Um elemento muito importante deste tipo de satélite é o “transponder”, que recebe a conversação em uma frequência de radio, a amplifica e a retransmite para a Terra em outra frequência. Um satélite normalmente possui centenas de transponders.

Conceitos

Banda C é uma faixa de frequência utilizada nas comunicações com satélites que tem o Espectro de frequência de 3.6 GHz até 6.5 GHz.

Banda Ku: Under K "Ku. Abaixo da banda K, 12 até 18GHz, usada principalmente para comunicações por satélite, comunicações terrestres de micro-ondas e radar, em especial a faixa da policia e detectores de velocidade.

Banda K: 18 até 27GHz - Utilizada por Rádio Amadores.

Banda Ka: Above k "ka". Acima da banda K, 26,5 até 40GHz, usada principalmente para radares e comunicações experimentais; satélites, sondas espaciais e na comunicação da Estação Espacial Internacional com a Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com