TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalhador No Canteiro De Obra

Trabalho Escolar: Segurança Do Trabalhador No Canteiro De Obra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

O desenvolvimento das cidades e o crescimento da população, nas ultimas décadas, fizeram com que surgisse uma maior demanda por habitações e instalações de empresas, o que ocasionou o desenvolvimento exacerbado da construção civil. Mas, devido ao crescente número de obras, surgiram também alguns problemas, não somente as construções desordenadas nos morros e periferias das grandes cidades, mas pela falta da mão-de-obra especializada, os acidentes de trabalho vêm aumentando, sendo que os acidentes que ocorrem na indústria da construção civil ultrapassam, em números, os da indústria em geral.

Em trabalhos na construção civil, o trabalho e as atividades se modificam com o decorrer do tempo e da obra, agravando a ocorrência de situação de risco. Pode-se citar a construção de um edifício, que, conforme o avanço da obra aumenta o risco de acidentes por quedas de altura.

Esta situação mostra a necessidade de um maior investimento na segurança dos trabalhadores que executam suas atividades em situação de riscos de quedas de altura, propondo-se para tanto o treinamento como uma maneira eficaz de transmitir informações ao trabalhador programado através de questionário aplicado antes do treinamento, para identificar o grau de conhecimento dos trabalhadores dos riscos de acidentes por quedas de altura.

2- TEMA

A Segurança no Trabalho

2.1- Delimitação do Tema

A segurança dos Funcionários na construção Civil

3 - QUESTÕES E PROBLEMATIZAÇÕES

 Quais são os treinamentos e as informações essenciais para manter a segurança dos Funcionários?

 Para Que servem os EPIs? Como Explicar a importância do uso desses materiais?

 Como desenvolver métodos para evitar acidentes de trabalho?

4- JUSTIFICATIVA

A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor. Os acidentes de trabalho têm sido frequentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros.

Muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido programas de segurança e saúde no trabalho. Todos os funcionários devem receber treinamento admissional, visando garantir a execução de suas atividades com segurança e treinamentos de primeiro socorros, de proteção e combate a incêndios e explicações sobre as sinalizações de perigo como forma de prevenção a acidentes que podem ocorrer durante a construção. O equipamento de proteção individual (EPI) é um instrumento de uso pessoal, cuja finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes que poderiam causar lesões ao trabalhador, e protegê-lo contra possíveis danos à saúde, causados pelas condições de trabalho, devem ser fornecidos gratuitamente pelo empregador e cabe ao funcionário cuidar da manutenção, limpeza e higiene de seus próprios EPI’s.

O tema da segurança na construção civil assume particular relevância na atualidade, por se tratar de uma área com valores elevados de acidentes, Em decorrência da construção tivemos a perda de milhões de vidas, provocadas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, causadas principalmente, pela falta de controle do meio ambiente de trabalho, do processo produtivo e da orientação dos funcionários. Acidentes e doenças ocupacionais representam uma perda significativa para o setor industrial e para o próprio trabalhador. Na construção civil, as causas mais frequentes dos acidentes de trabalho são provenientes de quedas, soterramentos e eletrocussão.

5- OBJETIVOS

5.1- OBJETIVO GERAL

Apresentar medidas de prevenção de acidentes em obras e estabelecer regras como forma de reduzir a quantidade de acidentes em construções civis.

5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar as causas de acidentes de trabalho nas obras.

 Analisar a importância do uso de Equipamentos de proteção individual.

 Enfatizar a importância das palestras e treinamentos oferecidos pelos seus funcionários.

6- REFERENCIAL TEÓRICO

A Constituição Federal determina que o trabalhador tenha direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social.

A segurança e a saúde do operário são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho. Para garantir a saúde e integridade física do funcionário, os treinamentos e palestras, sobre formas de evitar acidentes em um canteiro de obra, devem ser constantes e sempre atualizados com informações e linguagem de fácil compreensão. Desenvolver a conscientização para a segurança do trabalho, nos dias atuais, é mais que uma necessidade. Costa (2002) fala que o treinamento educa os trabalhadores, proporcionando-lhe um ambiente de trabalho mais saudável e elevando a auto-estima dos profissionais da construção. Ganhos serão compartilhados entre empresas, profissionais e a sociedade brasileira.

O treinamento e a formação técnica de profissionais, somados à observância dos fatores humanos relacionados com a segurança, não podem ser esquecidos, já que contribuem de forma efetiva para a antecipação e controle dos riscos e agentes agressores ao homem e ao meio ambiente (VIEIRA, 2000, p. 286).

A segurança no trabalho é representada por um conjunto de medidas que através de metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com