TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Trabalho Universitário: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

1- SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do Trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho,doenças ocupacionais,bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

O quadro de segurança do trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar por técnico de Segurança do Trabalho,Engenheiro de segurança do Trabalho médico do trabalho e Enfermeiro do trabalho.Estes profissionais forma o que chamamos de SESMT-SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇAE MEDICINA DO TRABALHO.Os empregados da empresa constituem a CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES,que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes,de modo tornar compatível permanente o trabalho com prevenção da saúde do trabalhador.

A segurança do trabalho é definida por normas e leis.No Brasil,a legislação de segurança do trabalho compõe –se de normas regulamentadas leis complementares,como portarias e decretos e também as convenções Internacional do Trabalho ratificados pelo Brasil.

A empresa precisa constituir uma equipe de Segurança de Trabalho é exigido por lei,a Segurança de Trabalho faz com que a produtividade e qualidade dos produtos,melhorando as relações humanas no Trabalho.

Na Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como introdução a segurança,higiene e medicina no trabalho,prevenção e controle de risco em máquinas ,equipamentos e instalações,psicologia na engenharia de segurança.Oambiente e as doenças do trabalho,higiene do trabalho,metodologia de pesquisa,legislação,normas técnicas ,responsabilidades civil e criminal,percias ,proteção ao meio ambiente,ergonomia e iluminação, proteção contra incêndios e explosões e gerência de riscos.

O profissional de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla.Ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores.Em geral ele atua em fábricas de alimentos,construção civil,hospitais,empresas estatais,mineradoras e de extração.Também pode atuas na área rural em empresas de agro-industriais.

O profissional de Segurança do Trabalho atua conforme as formação, quer seja ele médico,técnico,enfermeiro ou engenheiro.Ocampo de atuação é muito vasto.Em geral o engenheiro e o técnico de segurança atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes,orientano a CIPA , os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual elaborando planos de prevenção de riscos ambientais,fazendo inspeção de segurança,laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento.Muitas vezes esse profissional também é responsável pela implementação de programas ao meio ambiente e ecologia na empresa.

O médico e o enfermeiro do trabalho dedicam-se a parte de saúde ocupacional,prevenindo doenças,fazendo consultas,tratando ferimento,ministrando,fazendo exames de admissões e peródicos nas empregados .

1-1 HIGIENE DO TRABALHO

A higiene industrial é o conjunto de medidas preventivas para proteger o trabalhador,prevendo ativamente os perigos que, para a saúde física ou psíquica,se originam do trabalho a eliminação dos agentes nocivos em relação ao trabalhador constitui o objeto principal da higiene do trabalho.As medidas são voltadas para o reconhecimento,a avaliação e o controle dos fatores ambientais e tensões originadas do,ou no local de trabalho que possam causar doença,comprometimento da saúde e do bem- estar ou significativo desconforto e ineficiência entre os trabalhadores.

Os riscos produtivos de operação se referem-se às condições do ambiente relativos ao processo operacional,como máquina desprotegida,pisos escorregadios etc.Com riscos produtivos de ambiente se referem aos provenientes de ação agressiva dos produtos e do ambiente,como presença de gases ruídos,calor etc.

Com riscos produtivos de ambiente se referem aos provenientes de ação agressiva dos produtos e do ambiente,como presença de gases,ruídos,calor,etc.

Os ricos ambientais são agentes físicos,químicos e biológicos exixtentes nos ambientes de trabalho capazes de causar danos a saúde do trabalhador em função de sua natureza,concentração ou intensidade e tempo de exposição.

Os agentes físicos são as diversas formas de energia a que possam estar exposto os trabalhadores,tais como ruído,vribrações,pressões anormais,temperaturas extremas (calor e frio),radiações ionizante(alfa,beta,gama e raios x) radiação não ionozantes(infravermelho,radiação a laser e microondas),bem como infra-sons e ultra-sons.

Os agentes químicos são as substancias,composta ou produtos que possam penetrar no organismo por via respiratória cutânea ou digestiva,na forma aero dispersóides sólidos e líquidos que são poeiras,fumos,nevoas e neblina,ou através de gases e vapores.

Na determinação dos riscos,sempre devemos considerar o tempo de exposição,concentração ou intensidade dos agentes,características dos agentes e estudo do ambiente de trabalho através de levantamentos quantitativos,tempo real de exposição e sueceptibilidade individuais.

É preciso mudar hábitos e a qualidade de trabalho pra que a higiene no trabalho se torne satisfatória.Necessário resgatar o valor humano.

1.2 Medicina Do Trabalho

As condições gerias da vida ,as relações processo e organização do trabalho são elementos fundamentais na preservação da saúde dos trabalhadores ou na gênese de seu adoecimento.

O trabalho decente,preconizado pela OIT,é direito de todos ,incluindo a segurança e a saúde.A prática do trabalho decente é o meio mas eficaz de romper com o ciclo da marginalização.pobreza e exclusão social,especialmente das pessoas com deficiência,as quais necessitam de ações afirmativas para sua adequada inclusão e manutenção no mercado de trabalho,contribuindo de forma ,significativa para a economia nacional e reduzindo o nível geral de pobreza.Essas ações especiais compensatórias proteção facilitando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com