TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Ensaios: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO SEMI - PRESENCIAL CONECTADO

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE NO TRABALHO

Rio grande

2014

ESTRESSE NO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso tecnólogo em segurança do tralho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para

a disciplina Modelos de Gestão e Relações Interpessoais,metodologia cientifica, ergonomia industrial, introdução à tecnologia em segurança do trabalho.

Prof.Seleide Ap. M. Eugenio, Elisete Zanpronio, Rodrigo Trigueiro, Fábio Ribeiro, Alfredo Ribeiro, Analise Passarine.

RIO GRANDE

2014

SUMÁRIO

1 QUESTÕES PROPOSTAS................................................................................4

2 INTRODUÇÃO...................................................................................................6

3 DESENVOLVIMENTO........................................................................................7

4 CONCLUSÃO.....................................................................................................9

5 BIBLIOGRAFIA...................................................................................................10

1 - QUESTÕES PROPOSTAS

a) De acordo com os conhecimentos abordados no semestre e tomando como base o texto apresentado verificamos que as relações interpessoais influenciam na manutenção da qualidade do ambiente do trabalho. Deste modo, apresente três medidas que poderiam ser apontadas para facilitar o convívio no ambiente de trabalho.

As três medidas que poderiam ser apontadas para facilitar o convívio no ambiente de trabalho são: a empatia, se colocar no lugar do outro, tentar compreender seu colega, chefe, líder, as pessoas que fazem parte de seu ambiente laboral, assim tentando entender seus sentimentos, dificuldades, emoções, assim você pode vir a se identificar com o individuo, tendo afinidades, a empatia faz com que nos ajudamos uns aos outros. Outra medida que poderia ser apontada é a cordialidade, ser cordial é ser gentil, amigável, afetuoso, tratar o colega como gostaria de ser tratado, assim criando um ambiente de trabalho mais tranqüilo, harmonioso e por ultimo ser compreensivo, tentar entender as situações de forma mais positiva, pois nem tudo acontece na forma que queremos e que dentro de um ambiente de trabalho sempre existem metas, ordens, atribuições a serem cumpridas.

b) Em muitos casos, falhas na comunicação são os principais fatores de desentendimentos no ambiente de trabalho. A partir desta afirmação defina o que é comunicação e como as barreiras que possam existir no receptor e no emissor influenciam nas relações interpessoais no trabalho.

A comunicação é a forma de como os indivíduos trocam de informações, se relacionam entre si, para se comunicar, utiliza-se o sistema simbólico, sons, sinais, imagens e gestos, sendo usada por dois ou mais indivíduos. As falhas na comunicação entre o receptor e o emissor podem provocar desentendimentos no ambiente de trabalho, por isso nesses locais precisamos ser bem claros e objetivos quando formos trocar informações, destaca-se nesse ponto a pouca disponibilidade de tempo, diferenças nas hierarquias de cargos e nos níveis culturais, interesse em distorcer a mensagem, clima hostil e falta de franqueza.

c) Considerando que trabalhos monótonos são uma das causas do desenvolvimento do estresse e da depressão, comente a importância da implantação da análise ergonômica no local de trabalho.

A analise ergonômica no ambiente de trabalho é importante para evitar esse ambiente monótono, pois através da analise o empregador consegue fazer uma avaliação no local de trabalho, prevendo os futuros problemas, assim avaliando as condições de adaptação do trabalho as características psicofisiológicas das pessoas que ali realizam suas atividades, podendo assim diminuiras causas de estresse e depressão no ambiente laboral.

d) Como afastamentos em decorrência de doenças e acidentes do trabalho influem nos custos e no desenvolvimento das atividades dos empregadores? Cite, no mínimo, três conseqüências.

Os afastamentos devido aos acidentes e doenças decorrentes do trabalho trazem consequências importantes tanto nos custos da empresa, como no desenvolvimento das atividades dos empregadores, os afastamentos trazem junto a eles indenizações, pois a vitima acidentada poderá sofrer danos morais e matérias assim sendo indenizada por esses traumas, fiscalizações e multas, pois uma empresa que não segue as normas regulamentadoras, oferecendo um ambiente de trabalho saudável, seguro para o seu colaborador, esta vulnerável a receber multas por causa de sua negligencia e imprudência.

2 - INTRODUÇÃO

Um dos temas mais descutidos nos dias de hoje nas empresas é o fator estresse no trabalho, problemas de comportamento o desgate fisico, emocional onde os funcionarios são submetidos no trabalho, o avanço das tecnologias está cada vez mais ultrapassando o nível de capacidade e adaptação dos trabalhadores e os colocando sobre constante pressão.

Tudo isso gerado pela pressão no trabalho quando o mesmo deveria ser prazeroso e feito com sabedoria e tranqüilidade. O funcionário deve ter condições ótimas de trabalho, para poder desempenhar sua função ajudando a empresa e não se prejudicando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com