TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Trabalho

Exames: Segurança Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1 - Quanto aos aspectos psicológicos e psicodinâmicos do trabalho, sabemos que a psicologia faz parte do cotidiano e, em certa medida, do senso comum mas, ela é uma disciplina cientifica e possui seu objetivos de estudo que pode ser o comportamento humano, o inconsciente e a personalidade.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas falsas:

1.( ) V A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar e fazer de cada um.

Justificativa: A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós constrói conforme vai vivenciando as experiências da vida social e cultural. É construída internamente a partir dos estímulos e vivências externas.

2.( ) V Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo daqueles sistemas psicológicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.

Justificativa: Podemos dizer que a individualidade é uma marca do homem e se forma a partir de um conjunto de fatores como a genética, o meio em que vivem ou mesmo acontecimentos durante sua vida. O homem trás consigo marcas e potencialidades desde o seu nascimento e que dentro de certos limites poderão ser influenciados por diversos fatores.

3.( ) V São características que compõem a personalidade: as físicas, psíquicas e sócio culturais como influência do patrimônio biológico e meio ambiente.

Justificativa: Características físicas (biológicas), tais como raça, altura, pele, tipo de cabelo e cor, tipo e cor dos olhos, sinais particulares, tais como manchas, verrugas, cicatrizes etc.

Características psíquico (psicológico) como: seu temperamento, seu caráter, sua capacidade intelectual etc. Sociocultural, tais como: educação, cultura, crenças e valores etc. Dois fatores têm uma influência decisiva na formação de nossa personalidade: Patrimônio e Meio Ambiente.

4.( ) V Segundo a psicanálise, as instâncias psíquicas e sua dinâmica são elementos que constituem a personalidade de um indivíduo. Essas instâncias são denominadas ID, Ego e Superego.

Justificativa: O Id é inconsciente e é a parte obscura, impenetrável da vida psíquica e o pouco que sabemos dele aprendemo-lo estudando a elaboração do sonho e a formação dos sistemas, ele é a instância que tende a satisfazer as necessidades pulsionais e é regido pelo princípio do prazer.

5.( ) F São mecanismos de defesa do ego: a negação, projeção, sublimação e isolamento, para não proteger das pulsões do ID.

Justificativa: Para se proteger das Pulsões do Id e das exigências do Superego o EU lança mão do mecanismo de defesa: Introjeção; projeção; Negação; Recalcamento; Sublimação; Formação reativa; Anulaçãoretroativa; Isolamento; Deslocamento, Ascetismo, Intelectualismo.

6.( ) V Quanto ao conhecimento das relações entre o trabalho e a saúde mental, se o trabalho leva ao sofrimento e ao adoecimento, esse mesmo trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano.

Justificativa: O trabalho pode ser gerador de sofrimento, na medida em que confronta as pessoas com desafios externos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com