TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de equipamentos de alto risco

Por:   •  8/4/2015  •  Artigo  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

Curso        TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

RA        _________         Aluno________         Serie 6ª.

Tema de pesquisa SEGURANÇA ELETRÔNICA EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS DE ALTO RISCO

Delimitação do Tema

        Segurança física do operador é um assunto de extrema importância no meio industrial. Apesar de várias indústrias investirem alto com equipamentos que resguardam a vida do funcionário muitos negligenciam querendo reduzir custos. A eletrônica dispõe de diversos dispositivos que atuam para supervisionar os processos garantindo a segurança. Em conjunto com a norma regulamentadora NR-12, utilizaremos o dispositivo "Chave Eletromecânica" como sistema complementar de proteção em uma prensa hidráulica atuando quando seu campo de ação for ultrapassado.

A Nota Técnica 16, publicada em março de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego vem substituindo a Nota Técnica 37 de 2004 trazendo alguns elementos indispensáveis para a segurança dos operadores em prensas e equipamentos similares. Dentre os quais se destacam: a proteção da zona de prensagem ou de trabalho por meio de enclausuramento ou de cortinas de luz; a presença de dispositivos de parada de emergência; as especificações sobre as formas de acionamento (pedais e comandos bimanuais); o enclausuramento das transmissões de força; e algumas especificações de segurança para equipamentos similares (LIMA, 2008).

Formulação do Problema (Problematização)

A indústria moderna, com o aumento de sua demanda produtiva, adaptou seus equipamentos a esse novo cenário, automatizando-os, mas ainda encontra dificuldades na eliminação de problemas crônicos de acidentes decorrentes de falhas nos dispositivos de segurança.

Os riscos mecânicos são originados das atividades que envolvem máquinas e equipamentos, são responsáveis pelo surgimento das lesões, esses acidentes são originadas com máquinas e equipamentos sem as devidas proteções, ferramentas defeituosas ou inadequadas (TOSTES, 2003).

Segundo Anuário Estatístico da Previdência Social (2012) De acordo com levantamento apurado pelo ministério do trabalho cerca de 46% dos acidentes ocorridos no ano de 2012 aconteceram na indústria. As maiores incidências nos acidentes foram 9,84% ferimentos do punho e mão, 6,99% fraturas no punho e na mão. Estudo apresentado pela previdência social, revela que as prensas foram responsáveis por 42% dos casos de esmagamento de dedos ou mão e 36% dos casos de amputação.

Vemos que apesar do avanço tecnológico o número de acidentes é muito alto, além do que a negligencia dos operadores ainda é muito grande.

Hipótese

Mesmo com tanta modernização e projetos ousados, a engenharia atual depara com situações de grau de dificuldade, bem elevados, na concepção de equipamentos industriais, e de modo bem especial “As prensas hidráulicas“.

O investimento também é bem elevado, nos quesitos de segurança, mas mesmo assim, ainda torna-se viável pensando num todo; quantos acidentes poderiam ser evitados, processos e indenizações? Pois bem, o melhor questionamento deve partir ainda nos esboços dos projetos: como desenvolver um equipamento de alto desempenho que traga confiabilidade e segurança no seu uso?

A solução pode ser encontrada no próprio mercado dos componentes de automação, e como alternativa o componente pesquisado e estudado para mudar, pelo menos em parte, o cenário das estatísticas, é parte integrante de um sistema de malha fechada, o qual proporciona total controle de processo pela sua construção robusta e simplificada: uma chave de cames rotativa eletromecânica, que em funcionamento normal, garante que todos os passos de um programa de produção de uma prensa sejam executados.

Objetivo Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (99.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com