TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICES FÍSICOS EM TALUDE DE ALTO RISCO GEOLÓGICO NO BAIRRO MUTANGE, MACEIÓ-AL

Por:   •  30/4/2016  •  Artigo  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8
  1. ÍNDICES FÍSICOS EM TALUDE DE ALTO RISCO GEOLÓGICO NO BAIRRO MUTANGE, MACEIÓ-AL

Marcos Antonio Santiago Soares

Universidade Federal de Alagoas

marcossantiago@outlook.com.br

 Regla Toujaguez

Universidade Federal de Alagoas

toujague@yahoo.com 


RESUMO: Escorregamento e erosão são processos geológicos e, portanto, de ocorrência natural. Porém, nos últimos 15 anos, a aceleração desses processos tem sido visivelmente associada a áreas de ocupação urbana irregular. No Brasil, estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas constituem bons exemplos. O desconhecimento e atenção às características geológico-geomorfológicas, e as limitações físicas do solo dessas áreas tem sido a principal causa de acidentes. Portanto, é objetivo deste trabalho caracterizar os índices físicos: limites de consistência e granulometria em perfil de solo no Talude 1. Localizado em área de voçoroca, local de alto risco geológico no bairro Mutange, em Maceió município de Alagoas.  Foram analisados os aspectos geológicos, pedológicos e geomorfológicos da área.  E coletadas 5 amostras do perfil de solo (Talude 1) para análise dos índices físicos. Os resultados dos ensaios constataram predominância de um solo caracterizado como areia argilosa com baixa compressibilidade. E portanto, com limitações para a sua ocupação. Espera se que estes resultados possam auxiliar à Defesa Civil de Maceió, e demais órgãos públicos responsáveis, na tomada de decisões ante chuvas fortes. E principalmente, no período de estiagem em ações educativas de prevenção.

PALAVRAS-CHAVE: Acidentes Geológicos; Voçorocas; índices físicos.  

  1. INTRODUÇÃO

Dentre os riscos ambientais, os riscos geológicos, tanto de natureza endógena como vulcões e terremotos ou, de natureza exógena como escorregamentos e processos erosivos, são eventos naturais[1]. Não tendo, portanto, como serem evitados. Apenas monitorados, em vias de evitar o maior número de perdas e danos.

Porém, nos últimos 15 anos, especificamente, os riscos geológicos exógenos associados a processos como: escorregamentos e erosão, tem sido acelerados. A causa principal são as solicitações impostas ao meio físico, devido à ocupação urbana desordenada. E o desconhecimento das limitações desse meio. Em especial, do solo e do seu material de origem, as rochas que o suportam[2].

Quando, ao desconhecimento sobre o meio físico ocupado se acrescenta, a ocorrência de inundações (bruscas e graduais) como acontecido no Brasil em 2010, desastres de grande magnitude são iminentes. Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e em especial, Alagoas, com um dos piores PIB do país após chuvas e inundações de 2010 (R$ 21.235 milhões em 2011) [3], constituem bons exemplos de perdas econômicas e humanas evitáveis. Caso tivessem sido respeitadas as limitações do meio físico.

Portanto, no intuito de prevenir desastres similares, induzidos pela ocupação desordenada e, contribuir com o conhecimento sobre as características e limitações de áreas de risco geológico, se apresenta este estudo. O objetivo é: caracterizar os índices físicos: limites de consistência e granulometria em perfil de solo no Talude 1. 

Caracterização da área de estudo.

Localização

O Talude 1 localiza se em área de voçoroca ocupada no bairro Mutange, ao leste do município de Maceió, Alagoas (Fig.1).

As coordenadas da área são: S 09° 38,156', W 35° 44,841', local de alto risco geológico segundo o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) realizado em 2007[4].

[pic 3]

Figura 1. Localização da área de estudo. Bairro Mutange em Maceió-AL.

Geologia

O Talude 1, no bairro Mutange, está inserido geologicamente na Bacia Sedimentar Sergipe-Alagoas, especificamente na porção da Bacia Alagoas, de idade: Paleozóico Superior. Dentro desta, o bairro Mutange se encontra sobre os sedimentos clásticos de cobertura correspondentes à Formação Barreiras. Depositados em ambiente continental na era Cenozoica, (Terciário –Quaternário) [5].

O processo de erosão, transporte e deposição de sedimentos continua até hoje. Neste caso, no ambiente flúvio-lagunar da laguna Mundaú, na planície costeira Quaternária[5].

É justo neste ambiente flúvio-lagunar que, em períodos de chuvas intensas, são desenvolvidos os acidentes mais recorrentes e de maiores proporções na cidade de Maceió, devido às enchentes cíclicas da Lagoa Mundaú.

Além do bairro Mutange esses acidentes atingem as comunidades ribeirinhas de: Rio Novo, Fernão Velho, Goiabeira, Bebedouro, Levada, Vergel do Lago, Trapiche da Barra e Pontal da Barra [5]. 

Geomorfologia

 

A geomorfologia na área é representada por duas unidades: a planície e os tabuleiros costeiros. A primeira é caracterizada pelo acúmulo de sedimentos praiais e flúvio-lagunares, descritos acima. E a segunda, expressa pelos tabuleiros alongados compostos de sedimentos da Formação Barreiras, e relevo levemente ondulado, de até 150m [5].

Na ausência de sedimentos da Formação Barreiras podem aflorar rochas mesozoicas da Bacia Alagoas ou do embasamento precambriano, impondo relevo mais acidentado.

O padrão da drenagem é paralelo a subparalelo (controle estrutural) e, dentrítico em pontos localizados.

No Talude estudado, a unidade de tabuleiros foi mais evidenciada, a partir de afloramentos de sedimentos de cor rosa creme pertencentes à Formação Barreiras. Os solos derivados destas rochas mostraram se duros quando secos (solos coesos) tendo que ser umedecidos para a sua coleta. O detalhe dos ensaios realizados nesses solos é descrito a seguir.

  1. METODOLOGIA

Foram coletadas 5 amostras de solo (profundidades: 0 - 0,55m, 1 – 1,3m, 1,7- 2,4m, 3 – 4,5m e, 4,5 – 6m) para analise granulométrica e índices de consistência de acordo com as Normas Brasileiras em cada caso.  Todos os procedimentos de caracterização do solo foram realizados no Laboratório de Geotecnia (LabGeo) da UFAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (541.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com