PRATICAS DE ENFERMAGEM PARA HUMANIZAÇÃO NA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

  •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  871 (4 )  •  509

FACULDADE ANHANGUERA S.A

 LUMA MARTINS DA CRUZ

SAYONARA LIMA DE ALENCAR

THELMA GONÇALVES DA SILVA

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM PARA HUMANIZAÇÃO NA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

CAMPINAS

2016


LUMA MARTINS DA CRUZ[pic 1]

SAYONARA LIMA DE ALENCAR

THELMA GONÇALVES DA SILVA

[pic 2]

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM PARA HUMANIZAÇÃO NA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Anhanguera Campinas, Unidade 3
Orientador: Marcela Benicio Felipe


CAMPINAS

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

        

INTRODUÇÃO

A gestação é a condição imposta a mulher (fêmea) de preparar e desenvolver o óvulo fecundado por um espermatozoide em seu útero, no período de 40 semanas.

Esse processo fisiológico, produz modificações locais e sistêmicas em seu organismo, e algumas vezes pode desenvolver patologias que tornam o processo de reprodução uma situação de alto risco, ou emergência obstétrica.

Nesse momento, temos uma mulher que passa por uma fase de mudanças e alterações hormonais, sociais, psíquicas e que de repente requer cuidados especiais em sua gestação, e tem sua rotina alterada em prol de sua saúde e do concepto.

A garantia do pré-natal é um compromisso do ministério da saúde como forma de promover uma maternidade segura, proporcionando um atendimento humanizado, onde se desenvolvam estratégias com o objetivo de organizar os sistemas de atenção a gestação, parto e puerpério.

Estudos científicos comprovam que a mortalidade materna e perinatal é influenciada pelas condições de vida e qualidade da assistência obstétrica.

Assim, o enfermeiro junto com a equipe multidisciplinar tem como dever estar munido de conhecimento e técnicas que auxiliem nesse processo com a finalidade de dar a ela o atendimento digno e humanizado.

PROBLEMA

Como humanizar a assistência de enfermagem para que se consiga amenizar a angústia passada em uma gestação de alto risco, e fazer com que a gestante mantenha seu bem-estar psíquico e social, desenvolvendo o senso de autocuidado para que não tenha maiores danos a sua saúde e do concepto?

OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Alertar o enfermeiro sobre a responsabilidade que ele tem no processo reprodutivo, em fazer com que suas ações e intervenções não deixem que mulheres gestantes portadoras de patologias na gestação (gestantes de risco), venham a desenvolver outros agravos por falta de orientação adequada e apoio especializado e humanizado.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apontar onde estão as falhas no atendimento prestado e fazer com que o processo seja revisto de forma a adaptar-se ao sistema de Humanização na Assistência e garantir a saúde materna e perinatal.
  • Revisar dados bibliográficos sobre a equipe de saúde quanto ao processo de organização da assistência materna e perinatal e a padronização de conceitos e critérios para a abordagem da gestação de alto risco.
  • Identificar programas que são referências no assunto e que contribuem para um atendimento individual/social, e que permita ao profissional buscar o aperfeiçoamento de suas práticas e por consequência atingir o objetivo da humanização.

JUSTIFICATIVA

Analisando os artigos selecionados vimos que no Brasil a atenção e atendimento prestado a mulher na gestação e parto de alto risco ainda é um desafio para a assistência pela qualidade e os conceitos filosóficos de cuidado, onde a atenção prestada e o vínculo entre o pré-natal e o parto mostram taxas inaceitáveis de mortalidade materna e perinatal.

...

  txt (5.5 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com