TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de instalações e serviços na indústria de energia elétrica

Pesquisas Acadêmicas: Segurança de instalações e serviços na indústria de energia elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.806 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Trabalho entregue como requisito de avaliação parcial da disciplina de Comunicação, referente ao 2º bimestre – valor 2,0 pts. Professor Roger Mazur.

Ponta Grossa

2014

Sumário

Introdução 1

Acidentes com eletricidade no Brasil 2

Choque Elétrico 4

Tipos de Choques Elétricos 5

Choque Estático 6

Choque Dinâmico 6

Tensão de Toque 7

Tensão de Passo 8

Proteção Contra Choques Elétricos 8

Efeitos dos Choques Elétricos em Função do Trajeto 10

Local de entrada, trajeto, porcentagem da corrente. 10

Medidas Preventivas 11

Proteção Coletiva 11

Equipamentos de Proteção Coletiva 11

Proteção Individual 12

Equipamentos de Proteção Individual 13

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas 14

Segurança na construção, montagem, operação e manutenção. 15

Segurança em Instalações Desenergizadas 15

Segurança em Instalações Energizadas 16

Sinalização de segurança 17

Zona de Risco, Controlada e Livre. 17

Conclusão 18

Referencias 19

Introdução

A Norma Regulamentadora n°10 do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece as condições mínimas para a implantação de medidas de controle e prevenção de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. (Manual de Legislação Atlas. Segurança e Medicina do Trabalho. 72ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. p...).

Para isso, as instalações elétricas devem estar em conformidade com as normas técnicas aplicáveis assim como em condições de manutenção e operação seguras.

A Eletricidade mata. Esta é uma forma bastante brusca, porém verdadeira, de iniciarmos o estudo sobre segurança em eletricidade. Sempre que trabalhar com equipamentos elétricos, ferramentas manuais ou com instalações elétricas, você estará exposto aos riscos da eletricidade. E isso ocorre no trabalho, em casa, e em qualquer outro lugar. Você está cercado por redes elétricas em todos os lugares; aliás, todos nós estamos. É claro que no trabalho os riscos são bem maiores. É no trabalho que existe uma grande concentração de máquinas, motores, painéis, quadros de distribuição, subestações transformadoras e, em alguns casos, redes aéreas e subterrâneas expostas ao tempo. Para completar, mesmo os que não trabalham diretamente com os circuitos também se expõem aos efeitos nocivos da eletricidade ao utilizar ferramentas elétricas manuais, ou ao executar tarefas simples como desligar ou ligar circuitos e equipamentos, se os dispositivos de acionamento e proteção não estiverem adequadamente projetados e mantidos.

Embora todos nós estejamos sujeitos aos riscos da eletricidade, se você trabalha diretamente com equipamentos e instalações elétricas ou próximo delas, tenha cuidado. O contato com partes energizadas da instalação pode fazer com que a corrente elétrica passe pelo seu corpo, e o resultado é o choque elétrico e as queimaduras externas e internas. As consequências dos acidentes com eletricidade são muito graves, provocam lesões físicas e traumas psicológicos, e muitas vezes são fatais. Isso sem falar nos incêndios originados por falhas ou desgaste das instalações elétricas. Talvez pelo fato de a eletricidade estiver tão presente em sua vida, nem sempre você dá a ela o tratamento necessário.

Acidentes com eletricidade no Brasil

Como resultado, os acidentes com eletricidade ainda são muito comuns mesmo entre profissionais qualificados. No Brasil, ainda não temos muitas estatísticas específicas sobre acidentes cuja causa está relacionada com a eletricidade. Entretanto, é bom conhecer alguns números a esse respeito.

No Brasil, se considerarmos apenas o Setor Elétrico, assim chamado àquele que reúne as empresas que atuam em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, temos alguns números que chamam a nossa atenção. No Brasil, ocorreram 818 acidentes com eletricidade em 2012. Desses, 293 foram fatais. A maior parte das mortes ocorreu em acidentes na área da construção ou manutenção civil (84), em ligações elétricas clandestinas (35) e na instalação ou reparo de antenas de TV (22). Um relatório completo é divulgado anualmente pela Fundação COGE. (Publicado em 12/08/2013 17:24).

No ano passado (2012), no Paraná, 38 pessoas sofreram acidentes com eletricidade e 12 morreram. Neste ano (2013), foram 13 acidentes, com cinco mortes registradas.

Para completar, entre 1.736 acidentes do trabalho analisados pelo Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, no ano de 2003, a exposição à corrente elétrica encontra-se entre os primeiros fatores de morbidade/mortalidade, correspondendo a 7,84% dos acidentes analisados.

Os principais riscos serão apresentados e você irá aprender a reconhecê-los e a adotar procedimentos e medidas de controle, previstos na legislação e nas normas técnicas, para evitar acidentes. Da sua preparação, estudo e disciplina vão depender a segurança e a vida de muitas outras pessoas, incluindo você. Pense nisso!

Gráfico 1 – Acidentes de trabalho fatais no SEB, região Norte.

Gráfico 4 – Acidentes de trabalho fatais no SEB, região Sudeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com