TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança no Trabalho

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

16) Quais são as áreas de atuação da ergonomia? Explique sucintamente em que consiste cada uma delas.

Ergonomia física - que lida com as respostas do corpo humano à carga física. Anatomia humana, antropometria, fisiologia, biomecânica, estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, LER / DORT, projeto de posto de trabalho, condições ambientais, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva - também conhecida por engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais de trabalho, estudo da carga mental de trabalho, relações interpessoais, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-máquina, stress e treinamento.

Ergonomia organizacional - ou também chamada de macro ergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo a sua estrutura organizacional, políticas e de processos. Os tópicos mais relevantes incluem comunicações, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, cultura organizacional e gestão da qualidade

Diante do exposto acima pode-se dizer que a ergonomia trata da interação técnica, humana, organizacional e ambiental. Explique como cada uma delas pode interferir no ambiente de trabalho.

Técnicos: tipo de tecnologia, ferramentas, máquinas, equipamentos, softwares, manutenção. Humanos: características e limitações físicas e cognitivas (mentais), perfil da população de trabalhadores, capacitação, experiência na função, critérios para contratação, aspectos sociais. Organizacionais: organização do trabalho, políticas da empresa, características da produção, layout, metas, exigências das tarefas, condições de execução, normas e procedimentos. Ambientais: iluminação, ruído, vibração, clima substâncias químicas.

Como fazer a solução ergonômica chegar até as empresas?

Revezamentos, Pausas, Melhorias na organização do sistema de trabalho, Melhorias no método de trabalho, Pequenas melhorias em postos de trabalho, Projetos de melhoria ergonômica, Orientação ao trabalhador sobre práticas corretas do trabalho.

Explique qual o intuito da análise de sistemas, análise dos postos de trabalho, ergonomia de concepção, ergonomia de correção e ergonomia de conscientização.  

Análise de sistemas: preocupa com o funcionamento global de uma equipe de trabalho usando uma ou mais máquinas, partindo de aspectos mais gerais, como a distribuição de tarefas entre o homem e a máquina, mecanização de tarefas e assim por diante.

Análise dos postos de trabalho: é o estudo de uma parte do sistema onde atua um trabalhador. A abordagem faz a análise da tarefa, da postura e dos movimentos do trabalhador e das suas exigências físicas e psicológicas.

Ergonomia de concepção: quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial de projeto do produto, da máquina ou do ambiente.

Ergonomia de correção: é aplicada em situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, em doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção.

Ergonomia de conscientização: novos problemas poderão surgir a qualquer tempo, desgastes, manutenção ou alteração

Um dos sistemas de proteção, é a proteção passiva que é a medida incorporada ao edifício e que não necessitam de um acionamento para desempenharem sua função num incêndio. Cite quais são eles e qual a melhor forma de implementá-los (a segunda fica a critério do aluno responder do jeito que achar melhor).

Propagação de chamas entre pavimentos pela fachada, Compartimentação, Propagação do calor e da fumaça pelo interior, Controle da fumaça, Saída de emergência, Rotas de fuga, Capacidade das saídas, Distribuição das saídas, Rampas como rotas de fugas, Tipos de escadas, escadas de uso coletivo, porta corta-fogo, escada contra incêndio e sinalização de emergência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com