TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Conteúdo

Resenha: Sem Conteúdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

O embasamento teórico de um trabalho acadêmico é elaborado baseado em leituras de diversos textos de livros, artigos, monografias, etc., que deverão ser reelaborados. Portanto, são as referências bibliográficas que você utilizou como base em seu conteúdo.

É necessário verificar se a fonte de pesquisa é confiável, existem sites que as fontes não são adequadas para citação em trabalhos acadêmicos, portanto, atente-se!

Nesse embasamento teórico são utilizadas as citações, ou seja, a menção de uma ideia extraída de alguma fonte. Portanto, é obrigatório você indicar a autoria para que não configure cópia na íntegra, já que seu trabalho deve ser relatado seu aprendizado perante o tema em pauta.

Segue a formatação de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

Citação Direta: é quando você copia na íntegra o texto do autor, ou seja, exatamente da forma com que o autor escreveu.

Para citações diretas de até 3 linhas você colocará o texto entre aspas, indicando o autor da seguinte forma: “Ao falamos em Recursos Humanos, devemos estar cientes de que todas as pessoas, independentemente das duas raízes, possuem certas necessidades, cuja satisfação, ou não, é determinante para a sua realização como pessoa” (CARVALHEIRO, 2011, p. 10).

Para citações diretas de mais de 3 linhas você colocará o texto destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda e a fonte de tamanho menor, com espaço simples, e no fim do texto a indicação do autor, ano e página conforme citado acima. Não há aspas.

Citação Indireta: Você transcreve o texto do autor que consultou, mas com as suas palavras, ou seja, relata a ideia do autor, mas com outras palavras. É apresentado da seguinte forma:

Segundo Carvalheiro (2011), sempre devemos ter ciência em Recursos Humanos que as pessoas possuem necessidades que independem das suas raízes, e a satisfação ou não será fator para determinar a realização pessoal.

Toda citação deverá ser indicada nas referências bibliográficas, utilizando o exemplo que citei acima, iria então relatar nas referências da seguinte forma:

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »