TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores de Temperatura

Por:   •  23/2/2019  •  Dissertação  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Guarulhos

2018

Sensores de temperatura

Introdução

O sensor é um dispositivo que tem como função detectar e responder com eficiência algum estímulo, portanto hoje em dia existem vários tipos de sensores que são ativados por impulsos diferentes são eles: Calor, pressão, movimento, luz e outros, pela sensibilidade, ele emitira um sinal que será capaz de ser interpretado por outros dispositivos.

Teoria e principio de funcionamento

O sensor de temperatura é um transdutor tem por característica transformar a energia em outro tipo de energia, dentre ela abrange sensores como:

• Termopares

• Detectores de temperatura de resistência (RTDs)

• Termistores

• Sensores de temperatura infravermelhos e sem contato

Termopares

O termopar é altamente sensível, ele responde rapidamente pela mudança de ambiente. É constituído por um par de fios metálicos com diferentes propriedades unidos por uma extremidade. Sua função é gerar uma divergente tensão entre seus extremos, assim reflete a desigual temperatura entre elas.

Vantagens do termopar: São de alta precisão e de uso confiável, obtém uma grande faixa de temperaturas.

Desvantagens: Podem ocasionar erros por seu longo tempo de uso e são sujeitos à corrosão, assim pode afetar a tensão termoelétrica.

RTDs-“RESISTENCE TEMPERATURE DETECTOR”

É o enrolamento de fios, seu funcionamento e conhecido pelo fenômeno da variação da resistência elétrica dos metais com a temperatura. O metal mais usado é a platina neste tipo de sensor, pois o material é praticamente linear em uma grande coluna de temperatura e é muito preciso, obtém um tempo de resposta rápido, outras matérias primas utilizadas para a produção desses sensores são níquel, cobre e molibdênio.

Termistores

São extremidades sensíveis, entretanto possuem uma faixa de temperatura limitada. Ele é um dispositivo semicondutor, apresenta uma resistência elétrica proporcional à temperatura. Existem dois tipos de Termistores:

(NTC)-Coeficiente negativo. Apresenta resistência que cai de forma incomplexa com o aumento da temperatura.

(PTC)-Coeficiente positivo. Apresenta resistência que aumenta de acordo com a temperatura.

Sensores de temperatura infravermelhos e sem contato

É utilizado sem contato pela radiação infravermelha emitida por uma superfície aquecida. É aplicado e tem um grande manuseio onde a medição direta de temperatura não é possível, sua função é receber a luz que por sua vez é convertida em um sinal elétrico que corresponde a certa temperatura.

Aplicações práticas

As aplicações realizadas por um sensor dependem exclusivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com