TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separação Eletrostática

Artigo: Separação Eletrostática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Separação Eletrostática

A separação eletrostática é um processo de concentração de minérios que se baseia nas diferenças de algumas de suas propriedades, tais como:

condutividade elétrica, susceptibilidade em adquirir cargas elétricas superficiais, forma geométrica, densidade, etc...

Para compreensão do mecanismo de separação eletrostática, é necessário um estudo das formas de eletrização das partículas minerais que pode ser obtida por um dos seguintes mecanismos:

• eletrização por contato ou atrito

• eletrização por indução

• eletrização por bombardeamento iônico

Eletrização por contato ou atrito

Tal processo está ligado à natureza e a forma das partículas envolvidas. Bons resultados são obtidos através de operações repetidas, que são necessárias por causa da pequena área de contato entre as partículas. Por isso cuidados especiais devem ser tomados com as superfícies das partículas, que devem estar secas e limpas

Eletrização por indução

Quando as partículas minerais, em contato com uma superfície condutora enterrada, são submetidas a um campo elétrico, observa-se a indução de uma carga superficial nas mesmas. Tal carga depende da intensidade de campo e da natureza das partículas lembrando que não existem condutores e dielétricos perfeitos. As partículas condutoras, num certo intervalo de tempo deixam fluir cargas, tornando-se com a mesma carga e potencial da superfície aterrada. As partículas dielétricas permanecem intensamente eletrizadas, em virtude da resistência que apresentam à migração de cargas.

Eletrização por bombardeamento iônico

O procedimento consiste em fazer passar, através da região do espaço onde está situado o fluxo iônico, as partículas a serem carregadas. Todas aquelas situadas sobre a superfície aterrada recebem um bombardeamento intenso: as condutoras transferem suas cargas à superfície, enquanto que as dielétricas as retêm,permanecendo coladas à mesma.

Embora o processo de separação magnética, para beneficiamento de minerais,tenha sido usado deste 1908 nos USA, na separação de concentrados de chumbo e zinco, somente por volta de 1914 foram constatados resultados satisfatórios da aplicação industrial deste método, quer associados a processos de concentração gravítica, quer como processo único de separação. Entretanto o crescimento de sua aplicação teve duração reduzida, com a divulgação quase que simultânea do processo de flotação, o qual apresentava grandes vantagens sobre este, notadamente no que se refere à seletividade e menor custo para tratar minérios pobres de liberação em malhas muito finas. Por este motivo, este assunto será tratado superficialmente, a título de conhecimento e será dada ênfase maior ao processo de flotação.

Tipos de separadores

Há no mercado dois tipos básicos de equipamentos;

os eletrodinâmicos e os eletrostáticos. Nos separadores eletrodinâmicos emprega-se o fluxo iônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com