TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome de Burnout

Por:   •  2/4/2016  •  Monografia  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

A Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico que afeta profissionais com elevado índices de estresse, geralmente afeta trabalhadores cuja funções exigem envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e pessoas com dupla jornada estão mais propensas a desenvolver a síndrome de Burnout. Muitos pesquisadores relacionam ou chamam de estresse laboral, estresse profissional ou estresse ocupacional.

Os Sintomas são divididos em: sintomas físicos, psíquicos, comportamentais e defensivos. O indivíduo não necessariamente apresentará todos os sintomas.

Os sintomas Físicos são: fadiga constante e progressiva, dores musculares ou osteomusculares, distúrbios do sono, enxaquecas, cefaleias, perturbações gastrointestinais, imunodeficiência, transtornos cardiovasculares, distúrbios do sistema respiratório, disfunções sexuais, alteração menstruais nas mulheres.

Os sintomas Psíquicos são: falta de atenção e de concentração, alterações na memória, lentificação do pensamento, sentimento de alienação, sentimento de solidão, impaciência, sentimento de insuficiência, baixa autoestima, labilidade emocional, dificuldade de auto aceitação, desânimo, depressão, desconfiança, paranoia.

Os sintomas Comportamentais são: negligência ou excesso de escrúpulos, irritabilidade, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de iniciativa, dificuldade de aceitação de mudanças, aumento de consumo de substâncias, comportamento de alto risco, suicídio.

Os sintomas Defensivos são: tendência a isolamento, sentimento de onipotência, perda de interesse pelo trabalho, absenteísmo, ímpeto de abandonar o trabalho, ironia, cinismo.

Os agentes que causam a Sindorme de Burnout , interferem no equilíbrio do organismo e podem ser de caráter Físico (ruído, calor, frio, fome, acidentes, etc..), caráter Cognitivos (integridade do indivíduo, vivencia de um assalto, discussão, etc..) e caráter Emocional (sentimento de perda, medo, ira, divórcio, etc..).

Trabalhei numa siderúrgica onde presenciei alguns casos de funcionários afastados e até que se aposentaram com problemas psíquicos causados pelo estresse do trabalho, neste caso as causas foram o ambiente de trabalho que eram péssimos, com muita pressão por parte dos supervisores, local com muito ruído, trabalho muito pesado, excesso de horas extras, etc...

Houve vários funcionários que continuaram trabalhando ou que pediram demissão e apresentaram alguns dos sintomas relacionados, os números de acidentes também eram elevados, acredito que estes casos estejam relacionados a síndrome de Burnout.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (875.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com