TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gerenciamento De Banco De Dados

Trabalho Universitário: Sistema De Gerenciamento De Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 13

O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DEBANCO DE DADOS

Usuários Programas Usuários de Administrador

Comuns Aplicativos Alto Nível de Banco de Dados

Sistema gerenciador de banco de dados

Sistema gerenciador de banco

de dados

Disco de Armazenamento

Estrutura do SGBD

SISTEMA GERENCIADOR DE BANCOS DE DADOS (SGBD):

SOFTWARE CONSTRUÍDO PARA FACILITAR AS ATIVIDADES DE DEFINIÇÃO,

CONSTRUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BANCOS DE DADOS;

FUNÇÕES DOS SGBD:

Armazenamento dos dados e meta-dados

Recuperação de dados armazenados de forma eficiente Tratamento correto e eficiente de acessos simultâneos aos dados armazenados

A garantia de satisfação das restrições impostas sobre os dados

Garantia da recuperação contra falhas

Suporte a gerência de backups.

Podemos dizer que o BD é o coração da instituição. Devido a isso, qualquer dano causado ao BD pode atingir a “saúde” da instituição. Quando falamos em BD, devemos ter em mente os seguintes termos: dados, informações e SGBD - Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. Mas, qual a relação desses termos com Banco de Dados?

Para responder à questão anterior de forma simples, dizemos que um banco de dados guarda dados; esses dados podem ser manipulados por um SGBD de maneira que permita que os usuários os acesse de forma que a integridade dos dados seja mantida, e que esses dados sejam transformados em informações.

Como pode ser notado, nos parágrafos anteriores, eu tratei de forma distinta; dados, informações, BD e SGBD. Na verdade, nem sempre essa distinção é feita, há pessoas que tratam o SQL SERVER de forma errônea como BD, o que na verdade é um SGBD; outras dizem que os BDs armazenam informações, o que não uma verdade, porque BD armazena dado, que podem ser transformados em informações, como por exemplo, dados sobre clientes, produtos e compras, mas se olharmos somente a tabela itens, não podemos identificar o cliente que efetuou o pedido. Porém, podemos retirar essa informação através de uma operação de consulta entre as três tabelas e obtermos a informação desejada. Disso, podemos concluir que um BD armazena dados, que podem ser transformados em informações através de inferências sobre eles.

PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO

Usuários Finais

Clientes

Servidor

Banco de Dados

Sistema de Bancos de Dados: Banco de Dados + Software que o manipula;

Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.

Modelo de Dados: Conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dado, tipos de dados, relacionamentos e restrições. Pode também incluir operações que especificam consultas e atualizações no banco de dados.

ARQUITETURA DE UM SGBD

Modelagem de Dados

Um modelo de dados é usado para descrever a estrutura lógica e física de um banco de dados. Os relacionamentos, tipos de dados e restrições são conhecidos como essa estrutura ou nível, se dividindo em 2 tipos:

Alto Nível - podemos chamar de modelo de dados conceitual ou modelo Entidade-Relacionamento, o seu principal conceito é uma projeção dos dados que deixa o mais próximo possível da visão que o usuário tem dos dados.

Baixo Nível - conhecido como modelo de dados físico, é o que fornece uma visão, mas detalhada do modo como os dados estão armazenados no computador.

Esquemas

“Quando é usado o termo descrição do banco de dados, entendemos como a chamada de esquema de um banco de dados” que é especificada durante um projeto de banco de dados.

Instâncias

As instâncias são formadas quando uns dados são guardados no banco por um determinado tempo onde que se formam essas instâncias de banco de dados, sendo alterada toda vez que uma alteração na base de dados é realizada. O SGBD garante que todas as instâncias satisfaçam ao esquema do banco de dados, respeitando sua estrutura e suas restrições.

Na arquitetura de um SGBD têm como principal objetivo, separar aplicações do usuário dos dados físico que são divido nos esquemas abaixo:

Nível interno ou esquema interno - usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.

Nível conceitual ou esquema conceitual - efetua uma descrição total da estrutura do banco de dados, mas não oferece detalhes dos dados guardados no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com