TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gerenciamento De Banco De Dados

Artigos Científicos: Sistema De Gerenciamento De Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 12

Intrudção

Sistema cujo objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados armazenados em um banco de dados.

Arquivo Texto

Um arquivo de texto é uma espécie de ficheiro informático que é estruturado como uma seqüência de linhas. Um arquivo de texto existe dentro de um computador do sistema de arquivos. O fim de um arquivo de texto é frequentemente denotado por colocar um ou mais caracteres especiais, conhecidos como um marcador fim-de-arquivo, após a última linha em um arquivo de texto.

"Arquivo de texto" refere-se a um tipo de recipiente, enquanto texto plano refere-se a um tipo de conteúdo. Texto ficheiros pode conter texto simples, mas não estão limitadas a essa.

Armazenamento de Dados Texto

Devido à sua simplicidade arquivos texto são comumente utilizados para armazenamento de informações. Eles evitam alguns dos problemas encontrados com outros formatos de ficheiro, tais como extremidade, padding bytes, ou diferenças no número de bytes em uma máquina word. Além disso, quando a corrupção de dados ocorre em um arquivo de texto, é muitas vezes mais fácil de recuperar e continuar o tratamento do restante conteúdo. Uma desvantagem de arquivos de texto é que eles normalmente têm uma baixaentropia, o que significa que a informação ocupa mais espaço do que é estritamente necessário.

SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) - do inglês Data Base Management System (DBMS) - é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza umainterface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs (ApplicationProgramming Interface) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language).

Vantagens SGBD

Eliminação de Redundâncias: Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados comuns a mais de um sistema, são compartilhados por eles, permitindo o acesso a uma única informação por vários sistemas.

Eliminação de Inconsistências:Armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e compartilhado por vários sistemas. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes

Compartilhamento dos Dados: Permite a utilização simultânea e segura de um dado, por mais de uma aplicação ou usuário. Deve ser observado apenas o processo de atualização simultâneo do mesmo campo ou registro, para não gerar erros de processamento.

http://topicosdeinformaticaadm.blogspot.com.br/2009/11/vantagens-e-desvantagens-do-uso-de-um_23.html

Desvantagens SGBD

Em algumas situaçoes, o uso de um SGBD pode representar uma carga desnecessária aos custos quando comprado à abordagem processamento tradicional de arquivos como por exempo:

. Alto investimento inicial na compra de softwere e hardwere adicionais;

. Generalidade que um SGBD fornece na definição e processamento de dados;

. Sobrecarga na povisão de controle de segurança, controle de concorrência, recuperação e integração de funções;

Problemas adicionais podem surgir caso os projetos de banco de dados ou os administrdores de banco de dados não elaboram os projetos corretamente ou se as aplicações não são implementadas de forma apropriada. Se o DBA não adiministrar o banco de dados de foram apropriada, tanto a segurança quando a integridade dos sistemas podem ser comprometidas. A sobrecarga causada pelo uso de um SGBD e a má administração justificam a utilização da abordagem processamento tradicional de arquivos em casos como:

. O banco de dados e as aplicações são simples, bem definidas e não se espera mudanças no projeto;

. A necessidade de processamento em tempo realde certas aplicações, que são terrivelmente prejudicadas pela sobrecarga causada pelo uso de um SGBD;

. Não haverá múltiplo acesso ao banco de dados.

Arquivos Binários

Vantagens

- Os objetos são mais facilmente

-gravados e recuperados

- Gravação é geralmente mais rápida

Desvantagens

Mais difícil de serem manipulados

Somente pode ser lido pelo programa que o gravou

Relatório 1

Todas as organizações, por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar. Todavia, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido a catalogação dos dados) é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.

Arquivos de Texto

Vantagens

- São de mais fácil manipulação, leitura e escrita

- Podem ser lidos por diferentes programas

(editores de texto) em computadores

Desvantagens

-Difícil recuperar objetos a partir de um arquivo de texto

-Geralmente mais lentos para leitura e escrita

1.Modelo de Dados

De acordo com a abordagem que utilizam, os modelos de dados normalmente são classificados da seguinte forma:

Modelo Conceitual: O modelo conceitual é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com