TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Iluminação Por Sensor De Presença

Dissertações: Sistema De Iluminação Por Sensor De Presença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO: SISTEMA INTELIGENTE DE ILUMINAÇÃO DE AMBIENTES POR SENSOR DE PRESENÇA.

AUTORES:

ARTUR RIBEIRO NUNES PA 1122214

CELSO LUIS DOS SANTOS MATOS PA 1121391

GIVANILDO BORGES DE OLIVEIRA PA 1121830

ORLANDO PA11

RÔMULO CEZAR DO AMARAL SOARES PA 1022252

BELÉM, 23 DE MAIO DE 2013

RESUMO

Trata-se de um sistema de automação de iluminação (sensor de presença) para qualquer tipo de ambiente, tendo como meta reduzir o desperdício de energia elétrica e facilitar o controle da iluminação de locais distantes, que não precise de pessoas o tempo todo. O presente trabalho tem como objetivo a análise da medição do consumo de energia elétrica, através da instalação de sensores de presença para o controle dos equipamentos do sistema de iluminação, instalados nas salas de aula do prédio da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, na cidade de Belém.

INTRODUÇÂO

O projeto de automação do sistema de iluminação de ambientes por sensor de presença, tem possibilitado grandes transformações no uso racional dos recursos energéticos, viabilizando através de sistemas de acionamentos automáticos de lâmpadas em ambientes diversos, tais como: corredores, escadarias, salas, banheiros, jardins, áreas de lazer, garagens, etc, em nível tanto residencial quanto empresarial, uma forma de se repensar a respeito do uso dos recursos disponíveis, tendo como objetivos auxiliar o homem em relação aos ambientes em que interage, vir a economizar energia e evitar acidentes.

A busca por soluções sustentáveis visando o mínimo impacto ao meio ambiente tornou-se prioridade mundial. Acreditando que o futuro depende de atitudes ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, a UNIP busca a utilização eficiente dos recursos naturais integrando novas soluções energéticas, almejando minimizar o impacto que sua atividade traz ao meio ambiente. Desta forma, a Universidade instalou sensores de presença na busca do uso eficiente da energia em salas de aula, buscando minimizar o desperdício de eletricidade nestes recintos. Tais equipamentos acionam a iluminação e a ventilação, por exemplo, ao detectar a presença de algo ou alguém em movimento. No mercado existem três tipos de tecnologias disponíveis:

1) Infravermelho: sensível a fontes de calor (corpo humano);

2) Ultra-som: emite ondas de ultra-som que são rebatidas de volta ao receptor do sensor;

3) Dual: combina as duas tecnologias em um só equipamento.

METODOLOGIA

Como forma de otimizar o sistema de iluminação da instituição UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA e do uso deste em suas instalações, aplicando a metodologia RBM, empregada neste projeto, que busca a partir da necessidade deste , atribuindo ao estudo um sistema de causas e efeitos, bem como o impacto do Custo x benefício atribuído por este projeto, mediante a implantação e uso de um sistema de sensores de presença, dadas às características do sistema existente e à utilização todos os ambientes da instituição: salas de aula, secretaria, laboratórios, corredores, banheiros, etc, observando-se que todos os ambientes são de uso frequente em face do perfil.

No tocante às salas de aulas, que é o foco principal deste projeto, por se tratar da maioria dos ambientes da instituição, foram observados, a média de alunos suportados ( média de 50 alunos ) e a rotina em relação a períodos e horários de ocupação destas. Neste contexto o projeto comtempla todas as salas utilizadas em aulas da graduação, de segunda à sexta feira, observados os horários, entre 18:00 e 22:30, com aproximada de 50 m² cada sala.

Foi feito um estudo do consumo de eletricidade nas instalações, sendo realizado através do levantamento do consumo e gastos dos últimos 03 ( três ) meses das contas de energia elétrica, para a devida comparação do custo-benefício, após a execução do projeto.

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

através de pesquisas realizadas em varias residências e empresas observou-se, o aumento do consumo de energia elétrica nos mais diversos seguimentos da sociedade, proporcionando um gasto significativo para os usuários de energia elétrica. Visando melhorar e racionalizar o consumo, tanto residenciais com empresariais, cresceu a procura por empresas que atuem no segmento de automação para o controle de iluminação e equipamentos que possam diminui o consumo de energia elétrica.

Falando um pouco do seu histórico, vê-se que tudo começou pela automação industrial bem difundida na década de 1960, assim com o passar dos anos contribuindo para a automação predial e residencial. Por isso em virtude da diferente aplicação entre eles, em uma residência não são necessários os complexos dispositivos que controlam pesados processos, mas encontram-se equipamentos multifuncionais que são capazes de gerar diversas funções.

Quando surge uma nova tecnologia no mercado, trás consigo um novo vocabulário e quando o assunto é ambientes inteligentes, não é diferente: “casa automática, casa inteligente, empresas ecologicamente corretas, empresas verdes, , , entre outros”. São termos que fazem parte do universo de definições do alinhamento tecnológico e da automação, tanto em plano residencial como empresarial.

Porém, isso tudo se resume em uma só palavra: Conforto. Se um sistema automático instalado em um ambiente não oferecer conforto ao usuário, em um pequeno espaço de tempo, o sistema irá ser desligado e deixado de lado, pois é justamente aí que residem, o investimento em “sistemas inteligentes”, e as empresas por trás deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com