TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação Gerencial

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Informação Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

1. Quais os componentes de uma empresa?

Empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços, vender seus produtos a um preço superior aos custos de produção, afim de gerar lucros, agregar valor e proporcionar resultados.

2. Quais as funções empresariais básicas?

Funções empresariais são as principais macro-atividades das organizações que constituem os sistemas organizacionais. Estão presentes em todas as empresas independentes de seu tipo de negócio, atividade, objetivo e dimensão. Elas definem o que deve-se produzir , qual serviço será prestado, quais serão seus consumidores, os métodos de produção, as instalações necessárias e as políticas de marketing.

As funções empresariais são: vendas e marketing, manufatura e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos, ou seja, é necessário produzir produto ou serviço, fazer o marketing e vendê-lo, monitorar as transações financeiras e contábeis e executar tarefas básicas de recursos humanos, como contratar e reter funcionários.

3. Descreva os processos de negócios / organizacionais.

Toda organização constitui um sistema ativo no qual coexistem e interagem entidades e funções básicas. Cada uma destas funções e departamentos implicam múltiplos processos de negócios que viabilizam determinado resultado. Contudo, para que seja possível realizar o processo de negócio organizacional é necessário que a haja uma boa gestão.

Em virtude disto, processos de negócios devem funcionar alinhadamente uns aos outros em relação a toda e estrutura organizacional, pois somente desta forma será possível atingir os objetivos da organização.

Podemos concluir, portanto, que processos de negócios são atividades previamente estabelecidas cujo objetivo é determinar como o trabalho será realizado em uma organização, como os colaboradores executarão essas funções, quais tarefas os vendedores realizarão, os passos que os funcionários da produção devem seguir, a forma que o pedido dos clientes serão processados e como os fornecedores serão pagos, pois a eficiência da organização depende de seus processos.

4. Descreva o que você entendeu com Administrando uma empresa e suas hierarquias?

Empresas são administradas através da sua estrutura organizacional, que define o ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Elas coordenam o trabalho dos funcionários, desenvolvendo uma hierarquia em que o nível de autoridade vai do topo a base da organização: Gerência sênior, gerência média, gerência operacional, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados e trabalhadores dos serviços ou da produção, sendo que cada grupo possui particularidades e diferentes necessidades de informação.

É imprescindível ressaltar a importância de coordenar e controlar as funções principais, lembrando que embora cada departamento tenha seus objetivos e processos de negócios, precisam ter cooperação entre si para que a empresa seja bem sucedida.

5. Descreva o que você entendeu com “Níveis de uma empresa”.

Níveis de uma empresa é o formato hierárquico que divide as funções de cada colaborador dentro da organização, sendo que sua importância é mais relevante à medida que cresce de patamar na escala de departamentalização.

As organizações empresariais são compostas por três níveis hierárquicos principais: Gerência sênior, composta pelo nível estratégico; gerência média, que conduz planos determinados pela gerência sênior; e gerência operacional, que monitora as atividades diárias. Estes três níveis são auxiliados pelos sistemas de informação.

6. Quais são os componentes de uma empresa no “Ambiente de negócios”?

Para uma organização ser bem sucedida, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com