TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação Gerencial

Artigo: O Sistema de Informação Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema de Informação Gerencial, nada mais é que um sistema ou processo que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia e eficiência as organizações. Ele gera produtos de informação que facilitam na tomada de decisão administrativa a partir da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Os SIGs possuem uma variedade de produtos de informação, fornecidas através de relatórios, facilitando aos gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas podem ser programados, de exceção, em pilhas ou informes e respostas por solicitação.

A gestão, o planejamento, a organização, a direção e o controle são necessários para um desempenho organizacional eficaz, e os sistemas de informação gerenciais são fundamentais para suportar essas funções, principalmente planejar e controlar.

Um bom Sistema de Informação Gerencial pode disponibilizar informações rápidas, precisas e úteis, garantindo assim uma gestão diferenciada e uma vantagem competitiva sobre as demais empresas. E planejar os sistemas de informação passou a ser responsável por grande parte do sucesso empresarial.

É necessário saber onde a empresa deseja chegar para assim criar um sistema de informação que atue de forma eficiente e eficaz.

Através dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, o administrador terá como planejar os sistemas de informação.

Os sistemas de informação gerenciais requerem profissionais altamente especializados em tecnologia da informação e informações adequadas, que retratem o ambiente externo, as condições de mercado e as condições internas, com uma visão global da organização através do planejamento estratégico, possibilitando assim verificar a eficiência e dos resultados das operações da empresa. Entretanto, são mais difíceis de serem construídos e avaliados, pois suportam decisões nos níveis superiores da hierarquia da empresa.

Planejar o sistema de informação é montar um modelo de gestão da informação que apoiará a organização em seu desenvolvimento, coletando dados, processando, analisando informações, formulando estratégias de acordo com a análise realizada, proporcionando maior ordenação e agilidade na tomada de decisão, identificação das necessidades de mudanças nos sistemas informacionais e estabelecer equilíbrio entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que desafiam a efetividade dos sistemas informacionais da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com