TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informação Gerencial

Ensaios: Sistema De Informação Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conceituação dos Sistemas de Informação

1.1 Introdução

"O conhecimento técnico é importante, mas não é o suficiente. Os mais bem sucedidos profissionais sabem como aplicar a tecnologia aos negócios". Por exemplo, no caso de redes locais, apesar de ser importante conhecer a norma IEEE 802.3, o essencial é saber como a rede local pode ser usada para que o grupo seja mais eficiente e efetivo.

Pessoas que podem identificar uma aplicação potencial e uma tecnologia e que então instigam a criação desta aplicação são raras e importantes. Estas pessoas não desenvolvem obrigatoriamente o sistema elas mesmas, ao invés disso, elas definem e administram o projeto no qual outros desenvolvem a aplicação.

O negócio deve ser colocado na frente da tecnologia. É muito tentador pegar uma tecnologia excitante e tentar achar uma aplicação para ela. Muito mais importante é começar pelos objetivos do negócio e trabalhar em direção da tecnologia necessária. Primeiro devemos nos indagar o que nós queremos fazer. Em seguida, devemos pensar como nós podemos fazê-lo? Finalmente, devemos pensar em como a tecnologia deve nos ajudar?

1.2 Fundamentos

1.2.1 Porquê desenvolver SI?

Atualmente estamos inseridos num contexto de extrema mutabilidade, onde a concorrência se torna cada vez mais acirrada. O consumidor torna-se cada vez mais exigente em relação ao custo e a qualidade do produto e dos serviços associados. O mercado agora é global e mais sensível, sendo as alterações no mesmo mais rápidas e representativas resultando como imperativa a importância da informação como instrumento de impacto decisivo nas perspectivas de rentabilidade e competitividade das empresas. Dentro deste cenário, a tecnologia da informação assume um papel de suma importância, ao permitir, de forma rápida e simples, a extração, organização, análise e circulação de informações necessárias a todos os níveis da empresa, em suporte aos objetivos estratégicos.

Mão-de-obra, matéria-prima, máquinas, etc., normalmente são considerados como recursos de uma empresa. Contudo, a Informação também é um recurso essencial para os processos de planejamento, organização e controle de uma atividade de negócios.

Planejamento: Considera os objetivos e recursos, visando primordialmente aumentar a produtividade (e também o serviço).

Organização: Processo de dividir o trabalho em tarefas e de coordenar estas tarefas para alcançar um ou mais objetivos.

Controle: Deve seguir objetivos

Deve ter medidas de desempenho sobre os objetivos

Deve ter também maneiras de corrigir o processo

Definição de Informação:

"Informação é o conhecimento derivado dos dados" Dados: Fato registrado

A informação varia de acordo com o agente. Por exemplo, as vendas de uma empresa podem ser vistas por diferentes pontos de vista: o do vendedor (detalhe vendas pessoais); o do gerente (totais por vendedor); ou do Diretor (totais por departamento ou por produto).

Características da boa informação:

1) Pertinência

2) Disponibilidade no tempo adequado.

3) Precisão

Os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) consistem no estudo, desenvolvimento e uso de SI efetivos nas organizações. Estes sistemas devem ser considerados em 3 níveis: empresa, grupo de trabalho e indivíduo. Os SI envolvem diferentes tipos de pessoas, não só os gerentes. A atividade de cada pessoa pode ser modelada como um processo de planejamento, organização e controle.

Figura 1: Sistemas de Informação Empresariais, de Grupos de Trabalho e Individuais

Níveis de SI:

1) SI Empresarias (compartilhados) Vários usuários, mas com perspectivas diferentes.

2) SI de Grupos de Trabalhos (Workgroup) (compartilhados) Vários usuários, mas com a mesma perspectiva.

3)SI pessoais: Facilitam e aumentam a produtividade de um indivíduo.

Tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com