TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Redes De Computadores

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Redes De Computadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Descrever através de pesquisas e expor o entendimento do grupo sobre os conceitos básicos de redes, protocolos, histórico, parâmetros, topologias, definições.

INTRODUÇÃO Á REDE DE COMPUTADORES

No entendimento prático e simplório, “REDE DE COMPUTADORES” nada mais é do que um conjunto de equipamentos ou dispositivos interligados por um sistema de comunicação, capazes de trocar informações e compartilhar recursos entre si.

Define-se como sistema o conjunto de objetos ou pessoas relacionados entre si para um determinado fim ou propósito. Nesse sentido, uma rede de comunicações é um sistema de dispositivos eletrônicos, objetos e pessoas conectadas tendo como objetivo básico o compartilhamento de recursos uns com outros. As redes estão ao nosso redor, até mesmo dentro de nós. Nosso próprio organismo é uma rede interligada de órgãos. Na atual sociedade, as redes estão presentes na comunicação (TV/Rádio, celular, Internet, telefone, compra com cartão de crédito/débito), nas necessidades básicas (rede de esgoto, rede de energia elétrica, rede de abastecimento de água) e na nossa vida social (relacionamentos, amizades, família). Enfim, estamos e fazemos parte de várias redes. Desde os primórdios a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade. Portanto tornou-se um desafio aproximar as comunidades mais distantes e facilitar a comunicação entre elas. Com a união dos computadores e das comunicações os sistemas computacionais sofreram uma profunda mudança na sua organização. As redes de computadores surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados para uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos.

HISTÓRICO

As redes de computadores foram criadas inicialmente para suprir uma necessidade militar. A década dos anos 60 foi um período de grande tensão entre as duas maiores potencias dessa época, isto é, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Os americanos iniciaram programas de pesquisas para encontrar uma forma de interconectar os vários centros de comando do país, de modo que o seu sistema de informações seja robusto, ou seja, que continuasse funcionando mesmo que houvesse um conflito nuclear. Com o fim da guerra fria, esta estrutura passou a ser utilizada para uso científico e educacional. No Brasil, as universidades foram as primeiras a se beneficiarem com essa estrutura de rede. Os serviços disponíveis restringiam-se a correio eletrônico e transferência de arquivos. Somente em 1990, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) conectou-se com a Internet. A partir de abril de 1995, o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais. Desde então vários fornecedores de acesso e serviços privados começaram a operar no Brasil.

PARÂMETROS IMPORTANTES

• Parâmetros importantes para comparação de Tecnologia de redes:

• Custo

• Retardo de Transferência

• Capacidade de transmissão

• Confiabilidade

• Modularidade

• Compatibilidade

• Sensibilidade Tecnológica

TOPOLOGIAS COMUNS EM LANS E WANS

• Multiponto

• Barramento

• Ponto a Ponto

• Totalmente Ligada (completa)

• Parcialmente Ligada (irregular)

ALGUMAS DEFINIÇÕES

Trata-se de qualquer equipamento de rede que possua um endereçamento

Endereço IP

É o endereço lógico de um equipamento de Rede.

Um determinado equipamento pode possuir diversos endereços IP, ou seja, diversos endereços lógicos.

É atribuído pelo Administrador da Rede ou por um serviço com tal função.

MAC – Address

É o endereço físico da Rede.

Cada interface de rede possui um, e somente um Endereço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com