TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema complexo

Tese: Sistema complexo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

 O que é um sistema complexo?

Temos o costume de dizer que algo é complexo, quando estamos perante uma grande quantidade de componentes e de interações entre eles. A complexidade existe em diversos quadrantes: social, biológico, físico e científico.

 Características de um Sistema Complexo

 A teoria da Complexidade

O principal foco da teoria da complexidade está na manipulação e na forma como esta é transformada a partir de uma representação (a que é dada) para outra representação (a que é pretendida).

Exemplo: a solução de um problema é meramente uma representação da informação que foi dada, ou seja, uma representação em que a resposta está explícita e não implícita.

 Alguns exemplos de sistemas complexos

Característica / Ramo Financeiro Ambiente Saúde Agente Investidores Animais Médicos, Enfermeiros Heterogeneidade Informação sobre o risco Hábitos alimentares, acasalamento Walt status Rezek Behavior Organização Mercados Financeiros Migração, Cadeia Alimentar Unidades de Saúde Adaptação Aprendizagem Caça, Acasalamento Estratégias de Seguro Feedback Sucesso ou Insucesso Sucesso ou Insucesso Comportamento vs Cuidados Saúde Dinâmica Alterações do preço das ações Competição no grupo Interação Predador-Presa Entrar /Abandonar Unidade Saúde Comportamento Movimentos do Mercado Extinção, Nichos Sucesso ou Insucesso da Unidade de Saúde.

 Integração de Sistemas

 Integrar ≠ Juntar tudo

 Para cada componente do sistema há que garantir:

. O seu papel individual;

. O seu contributo para o exterior;

. A forma como se relaciona com os demais componentes.

 O corpo humano é um exemplo de um sistema integrado.

 Sistema – aeroporto

O aeroporto forma uma parte essencial do sistema de transporte por via aérea, já que é o local no qual existe a chamada “transferência modal”, ou seja, é no aeroporto onde o modo de transporte muda de aéreo para terrestre ou marítimo e vice versa. Além disso, o aeroporto funciona como um ponto de interação entre os três principais componentes do sistema de transportes aéreos: o aeroporto (incluindo aí o sistema de controle aéreo), as linhas aéreas e o usuário.

O projeto e a operação de um aeroporto deve levar em consideração a interação destes três protagonistas. O equilíbrio entre eles faz com que o sistema opere de forma eficiente. O desequilíbrio pode se dar por várias razões, levando a condições indesejadas, como: operações deficitárias do aeroporto; operações deficitárias das linhas aéreas que operam no aeroporto; condições de trabalho insatisfatórias aos funcionários das linhas aéreas ou do próprio aeroporto; acomodação inadequada dos passageiros.

A complexidade na operação de um aeroporto pode ser estimada pelo número de organizações associadas. Algumas dessas organizações são: autoridades locais, governos municipais, estaduais e federais, concessionárias de serviços públicos, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com