TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Distribuição de Energia Elétrica

Por:   •  5/10/2018  •  Resenha  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4
  1. SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

O transporte de energia é realizado por diferentes sessões da rede elétrica que são definidos de acordo com a função de cada um:

  • Transmissão: redes que interligam a geração aos centros de carga;  
  • Interconexão: interligação entre sistemas independentes;
  • Subtransmissão: rede para casos onde a distribuição não se conecta a transmissão, havendo estágio intermediário de repartição da energia entre várias regiões;
  • Distribuição: rede que interliga a transmissão (ou subtransmissão) aos pontos de consumo sendo subdividida em distribuição primária (nível de média tensão - MT) ou distribuição secundária (nível de uso residencial).

Em transmissão em corrente alternada, o sistema elétrico de potência é constituído basicamente por geradores, estações seccionadoras, estações de elevação de tensão, linhas de transmissão e estações transformadoras abaixadoras. Na transmissão em corrente contínua a estrutura é semelhante à alternada, diferindo apenas pela presença das estações conversoras junto à subestação elevadora (para retificação da corrente) e junto à subestação abaixadora (para inversão da corrente) e ainda pela ausência de subestações intermediárias abaixadoras ou de seccionamento (FECO,2009).

Sendo a parte do sistema de potência que está mais próximo da unidade consumidora, o sistema de distribuição de energia elétrica representa toda a infraestrutura abaixo dos níveis de transmissão, representados por equipamentos que operam em tensões abaixo de 230 kV, divididos, mais especificamente, entre as demais faixas:  

  • Baixa Tensão (BT): Valor eficaz da tensão é igual ou inferior a 1 kV;
  • Média Tensão (MT): Valor eficaz da tensão está entre 1 kV e 69 kV;  Alta tensão (AT): Valor eficaz da tensão está entre 69 kV e 230 kV.  

Os sistemas de distribuição de energia elétrica estão estruturalmente divididos por:

sistemas de subtransmissão, subestações de distribuição, redes de distribuição primária, estações transformadoras e redes de distribuição secundária. Na figura 1 temos uma ilustração do sistema de transmissão de energia elétricas, definindo suas principais divisões estruturais.

 

  1. Sistema de subtransmissão

É parte do sistema de distribuição que se localiza entre o sistema de transmissão e as subestações de distribuição. São circuitos que suprem o sistema de transmissão de energia elétrica (Figura 2), de forma a atender consumidores de grande porte, como instalações industriais e estações de tratamento. Geralmente operam em configuração radial de forma a facilitar a possibilidade de transferência de blocos de carga em casos de contingências ou em malha Na Figura 7 observa-se a instalação de um sistema de subtransmissão de energia elétrica (MéFFE, 2007):

  1. Subestações de distribuição 

As subestações de distribuição se localizam nos centros urbanos e são as

unidades responsáveis por receber energia elétrica direto das redes de subtransmissão, e rebaixar para níveis de média tensão (entre 2,3kV e 44 kV). Os principais componentes que constituem uma subestação de distribuição são: transformadores, chaves seccionadoras, além de equipamentos para medição e proteção contra raios ou curtos-circuitos (Figura 3)  (RIBEIRO, 2009).

Figura 3: Subestação de distribuição de energia elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com