TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de análise e desenvolvimento

Projeto de pesquisa: Sistema de análise e desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Título do Trabalho

Nome do Aluno1, Nome do Orientador1, Nome do Co-orientador1

1Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Pelotas – RS

emaildoaluno@xxx.com.br, pluzzardi@gmail.com

Resumo. Este meta-artigo descreve o estilo a ser usado na confecção dos artigos apresentados como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e se baseia no modelo de artigo proposto para submissão de trabalhos para eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Abstract. Escrever aqui o texto do resumo, em inglês.

1. Introdução

Introduzir o assunto, motivação, justificativa, descrição do problema e por último: como pretende solucionar o problema.

1.1 Informações gerais sobre a formatação do artigo

O formato do artigo deve ser folha A4, uma coluna, 3.5 cm na margem superior, 2.5 na margem inferior e 3.0 cm nas margens laterais.

Não devem ser utilizados cabeçalhos e rodapés. Utilizar fonte Times, tamanho 12, com espaçamento 6 antes de cada parágrafo. Não devem ser utilizados números de páginas (porque não se deve numerar?).

O artigo deverá apresentar o número mínimo de 15 páginas e máximo de 20 páginas, sem considerar os anexos.

Todas palavras que não seja em Português deve estar em itálico, exceto nomes de pessoas e empresas.

Todas as abreviaturas devem ser seguidas dos nomes por extenso entre parênteses, por exemplo: HTML (HyperText Modeling Language).

Toda palavra que estiver fora de contexto, deve estar entre aspas duplas, por exemplo: na base de dados, os campos “nome” e “endereço” fazem parte da estrutura ...

2. Seções e parágrafos

O título das seções deve ser apresentado em fonte Times, tamanho 13, negrito. Deve-se utilizar espaçamento 12 antes de cada título. O primeiro parágrafo de cada seção não deve ser recuado, enquanto a primeira linha dos parágrafos seguintes deve apresentar recuo de 1.27 cm.

2.1. Subseções

O título das subseções deve ser apresentado em fonte Times, tamanho 12, negrito.

3. Figuras, tabelas e legendas

As figuras apresentadas devem estar centralizadas e receber legendas em fonte Helvética, tamanho 10. Deve-se utilizar legenda abaixo da figura, com o rótulo “Figura”, e numerar de acordo com a ordem em que as figuras aparecem no texto, conforme exemplo.

Figura 1. Exemplo de figura (Fonte: http://www.apple.com).

É importante ressaltar que todas as figuras apresentadas no texto devem ser citadas, para permitir que o leitor entenda a intenção do autor ao inseri-la no texto. Por exemplo: “A Figura 1 representa um exemplo de como inserir imagens no artigo.”

No caso das tabelas, deve-se apresentá-las também centralizadas, porém a legenda deve ser posicionada acima da tabela, utilizando o rótulo “Tabela” conforme exemplo.

Tabela 1. Variáveis consideradas

4. Referências e citações

Para as referências bibliográficas é recomendado utilizar o nome dos autores e o ano de publicação do trabalho entre colchetes, como nos exemplos: [Knuth 1984], [Boulic and Renault 1991].

Também pode-se utilizar o nome do autor seguido da data entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com