TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD)

Artigo: Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

3.2 ESCOLHENDO O SGBD

Um sistema gerenciador de banco de dados é uma coleção de dados inter-Relacionados e uma coleção de programas para acesso a estes dados.

Sucintamente, um SGBD deve proporcionar um ambiente eficiente para recuperação e armazenamento das informações do banco de dados.

As funcionalidades de um bom SGBD vão muito além das quatro propriedades atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade representada pela sigla ACID.

Manter o controle de redundância é tarefa do projetista do banco de dados. Evitar que uma mesma informação seja gravada em diferentes tabelas, ajuda a manter a consistência dos dados e a economizar espaço em disco. No entanto, algumas vezes convém implementar a redundância controlada para agilizar o processamento das consultas ao banco de dados. Este tipo de redundância controlada pode ser especificado durante o projeto de banco de dados e forçado pelo SGBD sempre que um arquivo for atualizado para manter a consistência dos dados.

Segurança e um subsistema de autorização são outras características bem vistas em um bom SGBD. O controle de usuários deve ser feito de forma que garanta acesso restrito a determinadas tarefas para alguns usuários ou grupos de usuários. Essas restrições devem ser garantidas automaticamente pelo SGBD. Diferentes usuários podem ter acesso e controle a diferentes bancos de dados e áreas de configuração dentro de um SGBD.

O sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL teve seu início na Universidade de Berkeley, na Califórnia, em 1986. À época, um programador chamado Michael Stonebraker liderou um projeto para a criação de um servidor de banco de dados relacionais chamado Postgres, oriundo de um outro projeto da mesma instituição denominado Ingres. Essa tecnologia foi então comprada pela Illustra, empresa posteriormente adquirida pela Informix. Porém, mesmo diante disso, dois estudantes de Berkeley (Jolly Chen e Andrew Yu) compatibilizaram o Postgres à linguagem SQL. Este projeto recebeu o nome de Postgres95.

Em 1996, quando o projeto estava estável, o banco de dados recebeu o nome de PostgreSQL. No entanto, enquanto ainda possuía o nome Postgres95, o banco de dados teve várias mudanças. O seu código foi totalmente revisado e a linguagem SQL foi definida como padrão.

Tecnicamente falando, o PostgreSQL é um banco de dados relacional e orientado a objetos. Um de seus atrativos é possuir recursos comuns a banco de dados de grande porte, o que o deixa apto a trabalhar, inclusive, com operações de missão crítica. Além disso, trata-se de um banco de dados versátil, seguro, gratuito e de código aberto (disponível sob uma licença BSD).

Entre suas características, tem-se:

• Compatibilidade multi-plataforma, ou seja, executa em vários sistema operacionais, como Windows, Mac OS X, Linux e outras variantes de Unix;

• Compatibilidade com várias linguagens, entre elas, Java, PHP, Python, Ruby, e C/C++;

• Base de dados de tamanho ilimitado;

• Tabelas com tamanho de até 32 TB;

• Quantidade de linhas de até 1.6 TB ilimitada;

• Campos de até 1 GB;

• Suporte a recursos como triggers, views, stored procedures, SSL, MVCC, schemas, transactions, savepoints, referential integrity e expressões regulares;

• Instruções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com