TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Bio Construtivo

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Bio Construtivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

Construções de casas feitas com garrafas pet

Todo brasileiro sonha com casa própria e, muitas vezes, já possuem um lote, terreno no qual tem esperanças da sonhada casa própria, mas os custos da construção esbarram nos custos de uma construção convencional, frustrando todas as expectativas. Uma solução seria construir uma casa usando garrafas pet.

Duas questões aparentemente independentes são problema em diversos países do mundo. A primeira, o déficit de moradias (valor que considera a quantidade de pessoas com moradia inadequada). A segunda, a quantidade de garrafas plásticas deixadas nas ruas, sem destino adequado. Mas a Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE), organização não governamental sediada na Nigéria, apresentou uma solução criativa que minimiza ambos os problemas: a construção de casas utilizando garrafas PET e areia.

A Nigéria conta com um déficit habitacional de 18 milhões de moradias e, segundo especialistas, descarta diariamente três milhões de garrafas plásticas. O projeto apresentado na aldeia Sabon Yelwa pela DARE se apresenta como uma alternativa sustentável e de baixo custo a estes dois problemas que fazem parte da realidade do país.

Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede. Nas colunas podem ser usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas. No centro amarramos entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon. A mistura pode ter uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal), mas muitos projetos mais simples usam somente barro para construir as paredes e colunas.

Método Garrafa pet cheia, projeto DARE.

• É utilizada na construção substituindo o tijolo.

• Pode se fazer qualquer tipo de sapata.

• Depois de cheias, as garrafas são compactadas com uma camada de cimento que auxilia na estruturação da edificação.

• As instalações elétricas e hidráulicas são efetuadas antes do embolso.

• Utiliza telhado comum ou laje, depende do reforço utilizado.

• O acabamento pode ser feito normalmente.

• O projeto leva a uma economia de 30 a 40% em relação a uma construção tradicional.

• Leva em torno de uma semana para ficar pronta.

• As casas são resistentes ao fogo, a balas e terremotos.

• São capazes de manter uma temperatura interna de 18 graus Celsius, agradável em um país de clima tropical.

• A desvantagem é que usa um numero elevado de garrafas uma casa de 50m² leva em torno de 7.800 garrafas.

• Esse tipo de construção é artesanal.

Na Bolívia esse projeto também é bem utilizado, através da iniciativa de Ingrid Vaca Diez ao qual visa à construção de casas populares para pessoas carentes.

Método garrafa vazia, projeto Antonio Duarte.

E no Brasil foi criada uma tecnologia diferente na utilização das garrafas na construção, criado pelo sr. Antonio Duarte, na qual cada unidade sairá por R$ 8 mil de custo e pode ser erguida em três dias. A técnica consiste em construção de blocos com areia, cimento e garrafas feitos com molde de ferro.Com 46 metros de área coberta, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro, o projeto piloto de Antonio Duarte levam em conta as projeções estabelecidas para financiamento da Caixa Econômica Federal e reuniu 2.700 garrafas pet.

Após alguns testes realizados para verificação da resistência o resultado surpreendeu, dando resultado de 1,94 mpa (Mega Pascal), medida de resistência. A tolerância para blocos de concreto, de acordo com o autor da ideia, é de 1,5 mpa.

Para construir uma casa dessas, sãoutilizados blocos feitos com cimento, areia e as garrafas. Montadas nas formas de ferro, que cada casa será construída em apenas três dias, e gera uma economia de até 40% a 60% em relação a construções convencionais.

Os tijolos são materiais que absorvem calor e não conseguem dissipar. Com esses blocos feitos com garrafas, as casas ficarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com