TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Construtivos

Exames: Sistemas Construtivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas construtivos em concreto armado

O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração (cerca de 10 % da sua resistência à compressão). Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura – barras de aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem as tensões de tração e o concreto absorve as tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço (caso típico de pilares, por exemplo). No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois material para se obter o concreto armado. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.

O concreto armado é um material que vem sendo largamente usado em todos os países do mundo, em todos os tipos de construção, em função de várias características positivas, como por exemplo: economia, conservação, rapidez de construção, segurança contra fogo, impermeabilidade, resistência a choques e vibrações. Por outro lado, o concreto armado pode apresentar desvantagens como: peso próprio elevado, reformas e adaptações são de difícil execução, fissuração (existe, ocorre e deve ser controlada) e transmite calor e som.

Sistemas construtivos em pré-moldados

A demanda do mercado em busca de prazos cada vez menores e que não percam sua alta qualidade vem forçando a construção civil a buscar novos desafios e tecnologias nos mais diversos setores. Os componentes estruturais em concreto, pela sua facilidade e rapidez na sua aplicação, tem sido cada vez mais empregada em edifícios comerciais, indústrias, galpões e residências construídos no Brasil e no mundo. É definido pré-moldado o elemento produzido fora do local definitivo da estrutura, em usina ou instalações análogas que disponham de pessoal e instalações laboratoriais permanentes para o controle de qualidade. Dentre as inúmeras vantagens desse sistema destacamos: rapidez, qualidade, economia, segurança, versatilidade, beleza, durabilidade, conforto acústico e térmico, expansão e custos com seguros menores. Desvantagens: custos de produção com automatização de execução, concreto de alto desempenho CAD; controle de qualidade severo.

Sistemas construtivos em estruturas metálicas

O aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções ambiciosas, eficientes e de altíssima qualidade.

As construções metálicas sempre estiveram associadas à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente. Além disso, as vantagens na utilização de sistema de construções metálicas vão muito além da linguagem estética de expressão marcante.

As reduções do tempo de construção, racionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com