TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil

Por:   •  2/10/2023  •  Artigo  •  5.087 Palavras (21 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 21

  1. Sistemas Impermeabilizantes Na Construção Civil

Marcos Rafael Silva Rodrigues – rafaelrodrigues12@hotmail.com

MBA Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção

Instituto de Pós-Graduação - IPOG

Natal, RN, 16 de Outubro de 2020

RESUMO

A etapa da impermeabilização da edificação é de grande importância em uma obra, porém muitas vezes é ignorada com o objetivo de diminuir custos e por não ser algo que possa ser visto. Esse hábito é responsável pelo surgimento de diversas patologias que podem custar muito mais para reparar. Com a criação da ABNT NBR 9575 – Impermeabilização: Seleção e Projeto de Impermeabilização de 2003, essa exigência começou a ser mais respeitada, porém ainda existem diversas lacunas. Ao longo dos anos foram surgindo novos tipos de produtos de fácil aplicação e mais acessíveis. Esse estudo mostra os sistemas de impermeabilizações mais utilizados e a forma de aplicação de cada um deles.

Palavras-chave: Sistemas de Impermeabilização. Projeto. Impermeabilizantes.

1. Introdução

Desde os primórdios os homens que habitavam as cavernas perceberam que a umidade que penetrava o ambiente através do solo e das paredes tornava o ambiente interno insalubre. Para solucionar esse problema começaram a desenvolver técnicas para isolar o ambiente em que habitavam. De acordo com Vedacit (2010), os romanos e os incas usavam albumina (sangue, clara de ovo, óleos, etc.) com a finalidade de impermeabilizar saunas e aquedutos. Já no Brasil, nas cidades históricas, pode-se encontrar construções onde foi usado óleo de baleia como aditivo na argamassa com o objetivo de tornar a estrutura menos permeável.

Devido ao seu alto poder de penetração, uma das maiores responsáveis pelas patologias nas construções é a água, seja ela em qualquer um dos seus três estados físicos. Ao longo dos anos diversas técnicas e sistemas impermeabilizantes vem sendo desenvolvido com o objetivo de evitar que hajam essas deteriorações causadas pela água. A impermeabilização tem como objetivo proporcionar um ambiente salubre, livre de mofos, umidade, entre outras patologias causadas pela presença de água. A vida útil das estruturas dependem diretamente de uma eficiente sistema de impermeabilização.

O fato da impermeabilização não ser algo que possa ser visto ao olhar uma obra finalizada, ela é negligenciada, muitas vezes não planejadas e por diversas vezes até não executada, mas sua falta é responsável pelos principais problemas em obras. A resolução de uma patologia em uma obra já pronta sai muito mais cara do que a execução, de forma preventiva, ainda na época da construção, com um projeto bem planejado.

Com o passar dos anos a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a NBR 9575 – Seleção e Projeto de Impermeabilização e a NBR 9574 – Execução de Impermeabilização. Mesmo com as práticas aconselhadas pelas normas, a execução ainda deixa a desejar nos canteiros de obra, seja por falta de treinamento e de mão de obra qualificada ou mesmo pela ausência da devida importância para esta etapa da obra, não realizando estudos prévios para detalhamento do projeto. Muitos problemas relacionados à impermeabilização podem ser consertados nas primeiras etapas do desenvolvimento da construção, se planejada.

Ainda há uma falta de conhecimento muito grande sobre os sistemas  de impermeabilização existentes, as técnicas usadas para sua execuções e a finalidade de cada tipo de sistema. Devido a isso, é comum observar falhas na aplicação dos produtos. Muitas vezes o responsável pela construção só pensa na etapa da impermeabilização ao fim da obra, quando pode ser tarde demais.

O principal intuito desse trabalho é descrever os sistemas de impermeabilizações mais conhecidos e mais usados no mercado atualmente, apresentar suas formas de execução, além de explicitar fatores que influenciam na escolha de do sistema a ser utilizado.

2. Impermeabilização

De acordo com a NBR 9575, podemos definir impermeabilização como “conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade“ (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2010, p.5).

A execução correta dos sistemas impermeabilizantes proporcionam o aumento da vida útil das estruturas, ambientes salubres, protege as armaduras de corrosão, evita a ocorrência de patologias relacionadas a infiltração de água, entre outros diversos fatores positivos.

Outro fator relevante é o valor da implantação do sistema de impermeabilização. Atualmente dispusemos de diversas marcas e tipos de sistemas impermeabilizantes. Quando o uso desse sistema é planejado, ele pode representar entre 1% e 3% do custo total da obra, como visto na figura 1.

[pic 1]

FIgura 1 - Levantamento de investimento nas edificações

Fonte: Vedacit (2010)

A inclusão de um projeto de impermeabilização é o ideal, mesmo que isso possa aumentar o custo de uma construção, sai mais econômico e é mais fácil do que solucionar o problema depois da obra pronta pois isso exigiria quebrar paredes, ou até mesmo trocas de pisos e revestimentos.

3. Projeto De Impermeabilização

Como em todas as etapas do planejamento de uma edificação, assim como projetos estruturais, arquitetônico, elétrico, etc., é necessário a elaboração de um projeto de impermeabilização, onde deve-se detalhar os produtos utilizados e a forma de aplicação.

Segundo Bernhoeft e Melhado (2010), um método de impermeabilização funciona pra qualquer tipo de obra e que mesmo, por exemplo, duas lajes com solicitação de água por percolação podem exigir um tipo diferente de impermeabilização a ser utilizada, de acordo com suas particularidades, como dimensão, carga, movimentação. Por razões como essa, para se ter um bom desemprenho da impermeabilização aplicada, o projeto precisa ser realizado para cada obra em particular.

De acordo com a NBR 9575/2010, o projeto de impermeabilização deve ser dividido em projeto básico e projeto executivo.

3.1. Projeto Básico

Segundo a NBR 9575/2010, o projeto básico é um conjunto de informações gráficas e descritivas que determinam quais sistemas de impermeabilização serão utilizados na construção. Além de definir o sistema de impermeabilização a ser utilizado, também deve dispor de planilha de levantamento de quantitativo,  estudo de desempenho, áreas a serem impermeabilizadas, análise de interferências entre todos componentes e elementos construtivos e estimativa de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (961.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com