TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MRP I E MRP II

Casos: MRP I E MRP II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

O AGRONEGÓCIO EM MINAS GERAIS E NO NORTE DE MINAS GERAIS

1 SOBRE O AGRONEGÓCIO

Agronegócio é toda relação comercial e industrial que envolve a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas). Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural como, por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos. E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

2 O AGRONEGÓCIO EM MINAS GERAIS

Com vasto território, solo fértil e grandes reservas de água, Minas Gerais se destaca no agronegócio que corresponde a 12,4% do PIB nacional do setor, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) que calcula o PIB do agronegócio mineiro com apoio financeiro da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Federação da Agricultura e pecuária de Minas Gerais (Faemg). Em uma década, de 2001 a 2011, o PIB do agronegócio estadual passou de R$ 65,8 bilhões para R$ 118,7 bilhões, salto de 80,4%. No mesmo período, a participação do estado no agronegócio nacional aumentou de 9,5% para 12,4%.

3 O AGRONEGÓCIO NO NORTE DE MINAS GERAIS

A mesorregião do Norte de Minas é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 89 municípios, agrupados em sete microrregiões. Economicamente, a região vem se desenvolvendo muito nos últimos 20 anos. É dividida entre industrial, prestação de serviços, agropécuária e pecuária. Conta com grandes multinacionais como a Novo Nordisk, Lafarge, Nestlé, Rima, Petrobras e etc. Tem uma grande área de irrigação (Projeto Pirapora, Projeto Jaíba, Vale do Gorutuba) que exporta frutas para 6 países e atende todo o Brasil. Conta também com um dos maiores frigoríficos do Brasil o Frigorífico Independência em Janaúba. As principais cidades ligadas ao agronegócio são Januária, Janaúba, Jaíba e São Franscisco.

O Projeto Pirapora foi iniciado em 1975 pela ex Suvale, como a primeira experiência de agricultura irrigada no Norte de Minas Gerais. Em 1976, a Codevasf assumiu a implantação do Projeto que previa irrigar inicialmente, por pressurização, uma área aproximada de 1,5 mil hectares, culminando com a inauguração em novembro de 1978.

Depois de uma experiência com grupos privados (Cotia e Fruitrop), em 1987, o Projeto foi emancipado, cabendo à Associação dos Usuários do Perímetro Pirapora (AUPPI), a responsabilidade da administração, operação, manutenção e conservação da infra-estrutura de uso comum. O projeto acha-se localizado a 12 km de Pirapora, às margens da BR 365, rodovia que liga o Norte de Minas Gerais ao Triângulo Mineiro e Distrito Federal, com uma área total de 1.683,44 hectares, sendo 1.236,05 irrigáveis, 163,18 ha de sequeiro, e o restante como área de reserva permanente. Os pequenos e médios empresários que ocupam a área irrigável do projeto exploram basicamente a fruticultura, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com