TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de gerenciamento de banco de dados - SGBD

Projeto de pesquisa: Sistemas de gerenciamento de banco de dados - SGBD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 12

Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados – SGBD

1. Comparações

1.1. MySql

É um Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) muito popular no mundo, principalmente por ter sua licença gratuita e utilizer a linguagem SQL, o que aumenta ainda mais a compatibilidade com diversas linguagens de programação, como Delphi, JAVA, C#, PHP ente outras, mas o seu maior sucesso foi a facil integração com este ultimo.

Outro fator que o faz ser tão itilizado é a necessidade de pouco recurso hardware para sua execução. Um exemplo disso são alguns dos clientes a seguir: NASA, SONY, NOKIA, Banco Bradesco.

1.2. PostgreSQL

É um outro SGBD muito popular também com caracteristicas parecidas, por serem ambos de código aberto. Suporta as linguagens Perl, yaac, ANSI C, está sendo a que tem maior representação no Mercado.

Os fatores para a sua procura são consultas complexas e estrutura para guarder dados Georeferenciados (GIS).

2. Passo 3.

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

A modelagem de dados consiste na primeira etapa de um projeto que envolve banco de dados, a sua meta principal é criar um modelo que possua as entidades e seus relacionamentos, tornando possível a representação das especificações das informações do negócio.

Através da modelagem de dados fica mais fácil organizar a forma de pensamento sobre os dados, facilitando na demonstração do seu significado e da sua aplicação na prática, ajudando também a estabelecer uma relação entre a solução de software e as necessidades dos usuários a serem atendidas. A modelagem do sistema auxilia os projetistas a compreender e manipular os dados através de diminuição da complexidade do projeto. Para atingir os resultados desejados a modelagem de dados deve fornecer ao desenvolvedor:

• Representação do ambiente;

• Documentar e normalizar;

• Fornecimento de processos para validação;

• Observação dos processos de relacionamento entre os objetos.

A modelagem de dados ocorre em 3 etapas:

• Modelo conceitual no qual são representadas as regras do negócio sem limitações tecnológicas e de implementação que é ideal para o envolvimento do usuário, pois não requer conhecimento técnico;

• Modelo lógico no qual será levado em consideração os limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados;

• Modelo físico no qual serão considerados os requisitos não funcionais dos programas e pelos limites impostos pelo SGBD.

2. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

Os três modelos de dados mais conhecidos são: modelo entidade-relacionamento, modelo relacional e modelo de dados baseados em objeto.

• O modelo relacional utiliza uma série de tabelas para representar os dados e as relações entre eles sendo que cada tabela é composta por diversas colunas que por sua vez cada coluna possui um nome único. Trata-se de um modelo baseado em registro, pois o banco de dados é estruturado em registro de vários tipos e de tamanho fixo, sendo que cada tabela possui registro de um tipo específico. Em cada tipo de registro são definidos um número fixo de campos e atributos e as colunas da tabela correspondem aos atributos do tipo de registro. Como exemplo de softwares utilizados podemos citar BPWin, Aris Tool Set e Visio da Microsoft.

• Modelo de entidade-relacionamento: É baseado na visão de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos, denominados entidades e as relações exercidas entre esses objetos. Podemos definir entidade como um objeto do mundo real que é distinguível dos demais objetos. Como exemplo de softwares utilizados podemos citar BrModelo e BPWin.

• Modelo de dados baseado em objeto: é uma extensão do modelo de dados relacional fornecendo um sistema mais rico, incluindo tipos de dados mais complexos e orientação a objeto. Como exemplo de software utilizados podemos citar: C++, C#, Java, Python e Delphi.

3. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo.

Baseado na entidade de dados proposta no enunciado no qual a modelagem de dados deverá ser realizada a partir da entidade Estacionamento o modelo de dados a ser utilizado deverá ser o modelo relacional, pois trata-se de uma coleção de tabelas baseado em registro, pois o banco de dados é estruturado em registro

estacionamento vaga

nº_ficha nº_vaga

cpf_proprietario placa_veículo

nome_proprietario modelo_veiculo

telefone_com

cor_veículo

telefone_res tipo_veículo

telefone_cel ano_veiculos

e-mail

placa_veículo

modelo_veiculo

cor_veículo

tipo_veículo

ano_veiculos

4. Definir “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades

propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

A medida que as informações são inseridas e excluídas o banco de dados muda com o passar do tempo, a instância em banco de dados é a coleção das informações do banco de dados em um determinado momento enquanto que esquema é o projeto geral do banco de dados que raramente é mudado.

Exemplo Esquema:

Entidade: Estacionamento

Atributos: nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, e-mail, (placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo)

Entidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com