TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas distribuidos

Por:   •  30/5/2016  •  Seminário  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Resumão Sistemas Distribuídos

Sistema Distribuído

Conjunto de computadores autônomos conectados por uma rede e equipados com sistema de software distribuído. Aparenta ao usuário ser um computador único.

Vantagens de SD sobre SC

Maior relação custo benefício, capacidade de processamento; maior domínio de aplicações; maior confiabilidade e disponibilidade; crescimento gradativo de processamento.

Vantagens de SD sobre PCs independentes

Compartilhamento de dados comum entre usuários; compartilhamento de recursos de software e hardware; comunicação entre pessoas; flexibilidade na distribuição de tarefas de acordo com as aplicações.

Desvantagens

Falta de software apropriado; falhas de saturação da rede de comunicação; segurança comprometida, acesso a dados e recursos reservados.

Diferença entre Sistemas Operacionais de Rede x Sistemas Distribuídos Autênticos x Sistemas Timesharing para multiprocessadores

O primeiro: conectado por LAN, cada estação, sistema próprio, servidores de arquivos e ferramentas locais. O segundo: aparência de único sistema, mecanismo global de comunicação entre processos, gerenciamento de processos e sistema de arquivos homogêneo. O terceiro: fila única de processos, melhor distribuição de cargas, sistema de arquivos semelhante a SC.

Características de SD

Compartilhamento de recursos, tanto hardware (discos, impressora) como software (banco de dados, arquivos); Extensibilidade, extensões de hardware (periféricos, memória) e de software (funções de SO, protocolos de comunicação), com mecanismos de comunicação entre processos; Concorrência, mais de um processo em execução a cada instante, acesso recorrente a recursos compartilhados; Escalabilidade, quantidade de trabalho envolvido no processamento de uma requisição de acesso a um recurso compartilhado independe do tamanho da rede; Tolerância a falhas, redundância de hardware (bancos de dados replicados em diversos servidores) e redundância de software (manter dados sempre consistentes); transparência, esconder do usuário ou programador a separação de componentes em sistema distribuído, tal que este seja visto como sistema centralizado.

Transparência

Transparência de acesso: Operações de acesso a objetos de informação são idênticas para objetos locais e remotos. Transparência de localização: Acesso a um objeto ocorre sem que seja necessário o conhecimento de sua localização

Máquina virtual

Uma máquina implementada através de software, que executa programas como um computador real.

Virtualização

Ambiente virtual que simula um ambiente real, propiciando a utilização de diversos sistemas e aplicativos sem necessidade de acesso físico à máquina         na qual estão hospedados.

Vantagens

A falha de uma máquina virtual não faz com que outras falhem automaticamente. Em um sistema virtualizado, diferentes servidores podem funcionar em diferentes máquinas virtuais, isso mantém um custo mais baixo e de mais fácil manutenção.

Tipos de virtualização

Virtualização de hardware: consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Vantagens: eliminação da incompatibilidade entre aplicativos e sistemas operacionais, possibilidade de distribuir processos de forma mais justa entre as máquinas de uma rede.

Virtualização da apresentação: Tecnologia que permite acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele,

Virtualização de aplicativos: com o objetivo de resolver conflitos diretos entre dois aplicativos ou componentes de software.

Hipervisor tipo 1

Funciona como o SO, sua tarefa é gerenciar múltiplas cópias do hardware real, denominadas máquinas virtuais, como os processos de um SO normal.

Hipervisor tipo 2

Simplesmente um programa de usuário funcionando em um SO qualquer que funciona como um tradutor do conjunto de instruções da máquina. Tem um SO hospedeiro e os SOs funcionando sobre o hipervisor são chamados de SOs hóspedes.

Sistema Paravirtualizado

Quando retira-se algumas instruções do núcleo de um SO hóspede para que o hipervisor possa solicitar alguns serviços de sistema, transformando-se em um tipo de micronúcleo.

Vitualização – Vantagens

Economia de espaço, menos servidores físicos, os sistemas podem ser encontrados em espaços menores; Economia de energia, menos máquinas física, menos energia gasta; Facilidade de gerenciamento, gerenciar menos máquinas é mais simples, o monitor de máquinas virtuais dá suporte simples ao gerenciamento dos servidores virtualizados; Melhor utilização dos recursos, hardwares muito potentes em relação a processamento, memória e armazenamento; múltiplos ambientes em um único hardware, é possível que diversos ambientes diferentes rodem sobre um único software; Segurança, um problema em um servidor não atinge os demais servidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com