TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software e Engenharia de Software

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

a) Conceitue software:

Software é um componente do computador, que tem por finalidade atender as necessidades da seu objetivo de construção. É composto pelo próprio código base do programa, toda a documentação a ele relacionada (seja ela para usuários ou profissionais da área), arquivos (que compõe o restante do programa), parâmetros de configuração e um canal online para suporte/atualizações/correções de problemas.

b) Conceitue produto de software e seus tipos:

Produto de software são os sistemas comercializados pelas empresas do segmento de Tecnologia da Informação. O software pode ser desenvolvido sob duas óticas distintas. Podem atender a necessidades gerais, tais quais todos os clientes estão sujeitos, portanto um produto de software genérico acaba por atender a necessidade de vários clientes. Porém, alguns clientes tem demandas mais específicas, portanto faz-se necessário a crianção de um software personalizado, que atenda aos requisitos apenas daquele cliente.

c) O que são sistemas legados e qual sua relação com a engenharia de software?

Sistema de software legado, são os sistemas desenvolvidos a décadas, muito antigos, sistemas esses que passaram por diversas modificações desde a sua criação de modo a atender as mudanças dos requisitos do cliente. Do ponto de vista da Engenharia de Software, o software legado causa problemas pois peca muitas vezes no aspecto da qualidade, pois, as documentaçõoes para esse sistema são pobres ou nem mesmo existem, outro problema comum é que não existem históricos de modificação do software.

d) Explique os processos fundamentais de software: especificação, desenvolvimento, validação e evolução de software:

- Especificação: Etapa em que são levantadas as necessidades do cliente, definição do que o software abrangerá.

- Desenvolvimento: Processo em que acontece a codificação do software, norteada pelas especificações do cliente.

- Validação: Nesta etapa o software passa por diversos testes, a fim de verificar se atende as necessidades do cliente, se ocorrem bugs em seu funcionamento normal, e se ocorrem erros por mal uso, etc.

- Evolução de Software: Período final, depois de algum tempo de uso, o cliente pode ter sua necessidades alteradas, portanto o software deve seguir a tendência da empresa, e ser modificado para melhor atendê-la.

e) O que são projetos de software e quais os principais problemas de seu gerenciamento?

Projetos de Software são as necessidades que cada empresa e profissionais de software tem para desenvolver seu produto. Estes projetos precisam de gerenciamento, de modo a terem uma maior chance de dar certo por meio das boas práticas de gerenciamento de projeto. Os principais problemas são: prazos não cumpridos, estouro de orçamento, baixa qualidade do software, produtividade abaixo da concorrência.

f) Quais são os problemas de software e quais as principais causas?

Os problemas de software podem ser diversos, porém os mais comuns são: software de baixa qualidade, insatisfação do cliente com o sistema final. Isso ocorre muitas vezes por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com