TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Super Computadores

Artigo: Super Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

O posto de computador mais rápido do mundo muda de tempos em tempos, com o desenvolvimento tecnológico, traz sempre novos componentes capazes de criar máquinas com melhor desempenho.

Esses supercomputadores são capazes de realizar milhões de cálculos por segundo, também são usados na segurança nacional e para realizar simulações e análises.

Nossa pesquisa se baseou no site Top500, como já diz o nome uma lista com os 500 supercomputadores mais rápidos do planeta é lançada. A mais atual que encontramos esta datada em Junho de dois mil e quatorze, mas separamos apenas os cinco mais rápidos. A divulgação geralmente aconteceu durante o International Supercomputing Conference, conferência semestral que divulga as máquinas mais velozes do planeta.

Os equipamentos estão espalhados em diversos países, como Japão, Estados Unidos, Alemanha e China, país do qual vem a máquina mais veloz de todas.

O primeiro da lista se encontra o Tianhe-2 (MilkyWay-2), da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa chinesa. A máquina tem o equivalente a 3.120.000 núcleos de processamento, 1.024.000 GB de memória e faz uma média de mais de 33 mil TFLOP por segundo (operações de ponto flutuante) e foi fabricada pela NUDT.

O segundo posto da lista é ocupado pelo Titan, que fica no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA. As configurações são bem mais "modestas", e incluem 560.640 núcleos de processamento, 710.144 GB de memória. A máquina realiza “apenas” 17.590 TFLOP por segundo, em media. É usado em pesquisas científicas na área de física e simulações na área de energia e foi fabricado pela Cray Inc.

Na terceira posição está o Sequoia, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, também nos EUA. O computador tem mais núcleos de processamento que o Titan, com seus 560.640 núcleos contra os 1.572.864 núcleos do Sequoia e mais de 1.520.000 GB de memória. No entanto, alcança uma média menor de processamento, 17.173 TFLOP por Segundo enquanto o Titan realiza 17.590 TFLOP. É usado para simular explosões nucleares e, ainda, avaliar o potencial das armas atômicas americanas e foi fabricado pela IBM.

A quarta colocação fica com o computador K, do Instituto Avançado para Ciência Computacional, em Kobe, no Japão. A taxa média de 10.510 TFLOP por segundo é bem menor que a dos anteriores, e a máquina conta com pouco mais de 705 mil núcleos e 1.410.048 GB de memória, justificando sua colocação. É usado em pesquisas do clima e de cura para doenças e foi fabricado pela Fujitsu.

E por ultimo temos com mais de 786 mil núcleos de processamento, o americano Mira, do Laboratório Nacional de Argonne, executando uma média de 8.586 TFLOP. É usado para simular as teorias sobre expansão e evolução do universo e também busca respostas para o movimento das galáxias e também foi fabricado pela IBM.

Em seguida, realizamos um pequeno comparative entre o primeiro colocado junto a um computador do cotidiano considerado top de linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com